meajuda@usezapay.com.brFale conosco: 0800-887-0499

DETRAN-AL
Consulte IPVA 2024, licenciamento e multas

Descubra todos o s débitos do seu veículo sem pagar nada por isso e resolva parcelando tudo em até 12x!

Ao continuar você está de acordo com o nosso termo de uso e política de privacidade.

Detran-AL
Certificado RA1000 - Reclame Aqui
Seguro - Certificado SSL
Apertou? Parcelou na Zapay! 15% OFF na taxa em até 10x

Facilitamos a vida dos proprietários de veículos

Somos a solução para você se livrar das multas, além de pagar IPVA e licenciamento, garantindo aquele alívio não só no seu tempo, mas também no seu bolso.

Cota única IPVA ou Licenciamento

Cota única IPVA ou Licenciamento

Pague agora cota única do IPVA ou Licenciamento AL sem filas e burocracias no Detran AL.

IPVA e Licenciamento AL Parcelado

IPVA e Licenciamento AL Parcelado

Sem grana para pagar seu IPVA ou Licenciamento AL? Parcele tudo em até 12x agora mesmo e fique com seu veículo em dia com os débitos veiculares do Detran AL.

2ª via IPVA e Licenciamento AL

2ª via IPVA e Licenciamento AL

Precisa puxar a 2ª via do IPVA ou licenciamento AL? Faça uma consulta de graça no Detran AL agora e veja condições especiais de pagamento.

Rápido

Em poucos minutos, você consulta os débitos do seu veículo, escolhe o que quer pagar e como quer pagar.

Seguro

Empresa credenciada ao Detran-AL, com certificado de segurança PCI e reconhecimento do Reclame Aqui e Google. Aqui a proteção de seus dados é prioridade.

Fácil

Apenas inserindo a placa do seu veículo, você tem acesso a todos os seus débitos.

+5,5 milhões de consultas em nossos canais

Um número que diariamente cresce, oferecendo segurança e comodidade para proprietários de veículos.

+600 mil veículos
regularizados

Com as soluções Zapay, mais pessoas regularizaram seus veículos em menos tempo e com mais alívio no bolso.

Presença em todos os DETRAN’s

Somos uma empresa credenciada pelo SENATRAN e possuímos a maior cobertura nacional de consultas de veículos.

Zapay na Mídia

Logo do portal de notícias chamado Exame

Empresa de parcelamento de débitos veiculares cresce 333% em 2022

Leia a matéria
Logo do Pequenas Empresas Grandes Negócios

Fintechs encontram oportunidades fora do centro financeiro do país

Leia a matéria
Logo do portal de notícias chamado G1

Zapay, plataforma de liquidação de débitos veiculares

Leia a matéria
Perguntas frequentesFAQ
Outras perguntas
Débitos de Moto no Detran AL

Débitos de Moto no Detran AL

Garanta o pagamento dos débitos da sua Moto no Detran AL em até 12x na Zapay!

Débitos de Carro no Detran AL

Débitos de Carro no Detran AL

Precisa parcelar seus débitos de Carro no Detran AL? Conte com a Zapay para fazer tudo sem sair de casa.

Débitos de Caminhão no Detran AL

Débitos de Caminhão no Detran AL

Facilidade para pagar débitos de Caminhão no Detran AL? A Zapay te ajuda e o melhor, sem filas!

Detran AL tem como diferencial a parte de estatística e uma de suas curiosidades é a criação da amarelinha, apelido para o antigo boleto utilizado no pagamento do licenciamento.

Para começar, você sabia que o Detran de cada estado possui o seu próprio site oficial? Isso quer dizer que são personalizados e podem até oferecer alguns serviços distintos. É por isso que, a seguir, iremos apresentar as informações mais importantes sobre o Detran AL!

Além disso, iremos tirar suas dúvidas sobre licenciamento, IPVA e outras taxas, bem como compartilharemos dicas práticas para você ficar em dia com seus débitos. Também vamos abordar a importância da consulta da placa no Detran AL, afinal, por meio desta, você terá visibilidade sobre grande parte das informações essenciais sobre o seu veículo.

Agora, se você é de outra região do nordeste ou tem algum amigo condutor que seja, então, pode clicar em um dos links a seguir e continuar com a sua pesquisa sobre Detran SE; Detran BA; e Detran PE.

Detran AL: Tudo sobre

Uma das funcionalidades mais interessantes e particulares do portal oficial do Detran AL é o campo “estatística”, que direciona o internauta para uma outra página, cujo objetivo é centralizar diversas informações.

Lá, você poderá acompanhar o histórico de diversos números, a exemplo do de condutores por gênero, faixa etária e tipo de veículo. Neste site, também é possível visualizar as taxas de multas e acidentes, gerando uma conscientização maior sobre essas questões no estado.

Agora, se você está procurando a unidade do Detran AL mais perto de você, então, saiba que na parte de atendimento você poderá acessar a relação de CIRETRANS (Circunscrição Regional de Trânsito) espalhadas por Alagoas – no total, são 13.

É em atendimento também que o usuário pode fazer o download de formulários úteis para suas necessidades. Exemplos: requerimento para geração de ATPV-E, declaração de perda ou extravio de CRV-CRLV, e outros.

Já em serviços, o motorista visualiza uma série de procedimentos e solicitações associados a consultas, agendamentos, procedimentos, emissões, entre outros.

É também a partir dessas funcionalidades do portal que o órgão coordena, controla e executa a política de trânsito, dentro do estado de Alagoas.

Como consultar placa no Detran AL?

Primeiramente, saiba a função da placa, que é como o RG para as pessoas, pois o combinado entre letras e números é a identidade oficial do veículo, que irá reunir informações específicas, sendo até uma alternativa para como como ver minhas multas Detran AL, ano de fabricação, eventuais sinistros e acidentes no qual tenha envolvimento, e o histórico de revenda, se houver.

Por isso, com esta informação básica, você consegue extrair diversos dados sobre o seu veículo. A partir da consulta de placa no Detran AL, o proprietário pode conferir a situação legal do seu bem.

E lá vai mais uma curiosidade sobre as placas de veículos: há diversos tipos, sendo que dependendo da cor das letras e números, bem como do material, ela sinaliza que o automóvel se enquadra em uma determinada categoria. Exemplo disso é a placa cinza com letras e números pretos, que corresponde a um veículo particular - este é o tipo mais comum.

Já a placa branca com letras em preto diz respeito aos veículos oficiais, ou seja, que pertencem ao estado, como exército e carro de polícia. Enquanto isso, a placa branca com letras em vermelho é usada por veículos da autoescola, por exemplo, tendo em vista que entram na categoria de aprendizagem.

Outro dado útil é o número do Detran AL RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), que contempla todas as pendências do automóvel, dando acesso e visibilidade sobre as multas, bem como impostos atrasados.

Por fim, saiba que apenas com a placa em mãos você consegue acessar muitos dados do seu veículo. Insira a placa no app ou no portal da Zapay e encontre a informação que precisa, além de ter acesso a formas de pagamento exclusivas.

Como consultar licenciamento no Detran Alagoas?

Primeiramente, que tal conhecer uma curiosidade? Até hoje, o licenciamento é conhecido como Detran AL amarelinha neste estado. Isso porque o boleto para pagá-lo era encaminhado para os endereços em um papel na cor amarela. Mas muita calma, porque, na atualidade, a amarelinha já pode ser quitada digitalmente – e pela Zapay!

O licenciamento de veículo, cuja finalidade é comprovar que o automóvel está de acordo com todas as regras de segurança e do meio ambiente, as quais o setor automotivo exige, é obrigatório e anual. E olha que interessante: além de consultar multas no Detran AL, pela placa do carro, você também verifica a situação do licenciamento do seu carro pela Zapay.

Após a confirmação e registro do pagamento do licenciamento, é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e). No caso do Detran AL, especificamente, este é obtido por meio do acesso ao portal oficial do Detran AL.

A primeira etapa é fazer o registro no portal gov.br, que, resumidamente, é o cadastro do governo federal para documentação. Inclusive, nele, o motorista também pode baixar a CNH Digital, aceita em todo o Brasil.

Também precisamos dizer que o licenciamento é feito de forma gradual nos veículos. Isso quer dizer que a data limite muda conforme os finais das placas. E, no caso de como pagar licenciamento Detran AL, você deve ficar atento também aos prazos para pagar o IPVA, já que a quitação deste imposto é uma das condições para concluir o licenciamento também.

Vale dizer que o IPVA em dia não é a única condição para regularizar o seu licenciamento no Detran do Ceará, porque este depende de outros fatores, como multas, por isso é tão importante fazer a consulta de sua placa no sistema do Detran AL.

Lembre-se: o pagamento do licenciamento é obrigatório. De acordo com o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), há previsão de aplicação de multa de R$ 293,47, perda de sete pontos na CNH, podendo chegar à apreensão do veículo em caso de não quitação.

Agora, ficou com dúvida sobre o prazo para pagar o licenciamento do Detran AL? Veja só: segundo a instrução normativa Nº 01/2022 do Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas (Cetran/AL), o agente da autoridade de trânsito só deverá autuar o cidadão por falta de licenciamento após o vencimento da validade do CRLV de 2021. A tabela de prazos de validade do licenciamento também segue os números das placas.

Para finalizar, que tal entender como o valor arrecadado é utilizado? O pagamento dessa taxa viabiliza as atividades de fiscalização feitas pelos órgãos estaduais, responsáveis pelo trânsito de veículos e verificação dos documentos físicos e online.

Como pagar as taxas do Detran AL?

Tanto o motorista de primeira viagem quanto o mais maduro sabe que há muitas taxas a serem pagas desde o início da jornada como condutor, sobretudo quem vai tirar a carta de habilitação que precisa pagar, entre outras taxas, as de inscrição, exame médico, exame psicológico, entre outras.

Aqui cabe explicarmos as diferenças entre o Detran e a Zapay, já que nossa plataforma facilita demais na hora de pagar sua multa no Detran AL. Enquanto os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) têm a responsabilidade de exigir e impor que as leis de trânsito sejam cumpridas no âmbito de sua jurisdição, a Zapay é uma startup de tecnologia credenciada pelo Detran em mais de 25 estados do Brasil, permitindo que você realize o pagamento de débitos do seu veículo de maneira parcelada, que podem ou não estar registrados no Detran.

Por isso, algumas taxas atreladas exclusivamente a burocracias só podem ser regularizadas junto ao Detran AL. É o caso daquelas atreladas à primeira habilitação ou emissão da segunda via do documento, por exemplo.

Porém, o Detran AL faz parte de um programa social chamado CNH Social, cuja finalidade é ampliar o acesso à carta de motorista, contemplando as pessoas que têm menos condições financeiras. Para o indivíduo conseguir tirar sua carta sem precisar pagar taxas, deve atender alguns requisitos: estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ter idade igual ou superior a 18 anos; ter cursado e concluído o ensino médio na rede pública de ensino; possuir renda familiar mensal de 2 salários mínimos, no máximo. Além disso, 5% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência.

Consultar e pagar Multas no Detran AL

Se você é um motorista que nunca levou uma multa, está de parabéns! Afinal, há muitas infrações que são recorrentes em nosso país. Abaixo, contamos sobre algumas delas e, claro, compartilhamos aquela dica valiosa na hora de fazer a consulta multa Detran AL.

Dirigir embriagado, utilizando o celular, andar acima do limite da via são algumas das multas mais comuns dos brasileiros – e, mais do que comuns, muito perigosas, diga-se de passagem.

Falando em punições provenientes de multa, veja algumas outras: dirigir veículo sem possuir CNH/PPD/ACC é uma multa classificada como infração gravíssima, resultando em uma multa de R$880,41 e perda de sete pontos na CNH.

Já deixar de usar o cinto de segurança, por sua vez, entra em infração grave e a punição é uma multa de R$195,23 e perda de cinco pontos na CNH.

Além disso, no caso específico de Alagoas, trafegar pela areia das praias também é uma infração, que pode gerar autuação e apreensão, dependendo da legislação ambiental.

Com esses exemplos, evidenciamos a classificação no que diz respeito ao nível de gravidade de infrações: leve, média, grave e gravíssima. Tanto os valores das multas quanto a perda de pontos na carteira dependem dessa categorização.

Mais um adendo importantíssimo no que tange à punição, caso você não pague a multa no prazo determinado, é o pagamento de juros de mora e aumento do preço inicial da multa. Em situações extremas, ainda pode ocorrer a inscrição na dívida ativa - esta é a concentração de dívidas que os infratores possuem e cujos credores são os estados ou a União. Como consequência, o proprietário do veículo pode ter seus bens bloqueados.

Agora, se você deixar de pagar as multas do Detran AL e não portar o CRLV, correrá riscos de ter seu veículo apreendido pelas autoridades policiais.

Então, é hora de tomar uma atitude com relação às infrações que cometeu. O que vai ajudar e muito é a nossa dica especial sobre como parcelar suas multas no Detran AL. Na Zapay, você tem essa possibilidade. Isso porque, pela nossa plataforma, consegue parcelar em até 12 vezes.

Consultar e pagar IPVA no Detran AL

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e sua cobrança é feita anualmente pelos governos estaduais. O valor muda de estado para estado e é resultado do cálculo sobre o preço estimado do carro na tabela FIPE, criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Esta é reconhecida por divulgar preços médios de mercado de carros.

Assim como o licenciamento, o IPVA do Detran AL também acontece de forma faseada e o valor total pode ser parcelado em cinco vezes – em 2022, por exemplo, os pagamentos foram solicitados para fevereiro, março, abril, maio e junho –, sendo que, geralmente, há um desconto para quem pagar o valor integral em determinada data.

Além disso, há os casos de isenção. Em Alagoas, veículos fabricados até 31 de dezembro de 2000 estão automaticamente isentos do pagamento do IPVA no estado, de acordo com a Lei Nº 7745/2015.

E, para quem não pagar o IPVA dentro do prazo, as consequências, no geral, são o recebimento de multa, adicionada a cada dia de atraso, até o limite de 20%. Posteriormente, são gerados juros mensais correspondentes à taxa Selic ou 1% - o que for mais elevado. Porém, ressaltamos que este tipo de punição pode alterar, conforme o que foi estipulado dentro do estado.

Neste cenário, lá vai mais uma recomendação: não deixe tudo para última hora e se já estiver atrasado em relação a algum débito, a hora para quitá-lo é agora, pela Zapay. Afinal, você consegue centralizar a consulta da situação legal do seu veículo e fazer sua regularização no mesmo lugar!

Se você preferir ter um atendimento presencial, também pode contar conosco, pois temos 24 Detran’s conveniados e espalhados por todo Brasil!

Agora, dê uma olhada no passo a passo para fazer a consulta e pagamento dos seus débitos no Detran AL 100% online:

  1. Consultar os débitos pela placa do veículo;
  2. Se existirem débitos em aberto, estas informações estarão presentes na plataforma. É preciso se cadastrar na Zapay e criar um usuário e uma senha. Com isso, você poderá selecionar o débito que deseja pagar ao clicar no botão “Pagar agora”.
  3. Escolha a melhor forma de pagamento para o seu orçamento. Você pode efetuar a quitação em até 12 vezes no cartão de crédito, fazer um PIX e pagar via boleto. É só escolher a melhor opção para o seu bolso!

Agora que você já tem todas as informações, dicas e principais plataformas, acelere a regularização da situação do seu veículo no Detran AL. Afinal, passear pelas ruas e avenidas sem preocupações é simplesmente incrível!

Outros Serviços em AL

IPVA Atrasado ALLicenciamento Atrasado ALMultas ALSefaz ALDespachante ALSenatran ALMultas DER ALMultas DNIT ALMultas PRF ALMultas RENAINF ALIPVA 2024 ALLicenciamento 2024 ALDPVAT 2024 AL