meajuda@usezapay.com.brFale conosco: 0800-887-0499

DETRAN-PR
Consulte IPVA 2024, licenciamento e multas

Descubra todos o s débitos do seu veículo sem pagar nada por isso e resolva parcelando tudo em até 12x!

Ao continuar você está de acordo com o nosso termo de uso e política de privacidade.

Detran-PR
Certificado RA1000 - Reclame Aqui
Seguro - Certificado SSL
Apertou? Parcelou na Zapay! 20% OFF na taxa em até 12x

Facilitamos a vida dos proprietários de veículos

Somos a solução para você se livrar das multas, além de pagar IPVA e licenciamento, garantindo aquele alívio não só no seu tempo, mas também no seu bolso.

Cota única IPVA ou Licenciamento

Cota única IPVA ou Licenciamento

Pague agora cota única do IPVA ou Licenciamento PR sem filas e burocracias no Detran PR.

IPVA e Licenciamento PR Parcelado

IPVA e Licenciamento PR Parcelado

Sem grana para pagar seu IPVA ou Licenciamento PR? Parcele tudo em até 12x agora mesmo e fique com seu veículo em dia com os débitos veiculares do Detran PR.

2ª via IPVA e Licenciamento PR

2ª via IPVA e Licenciamento PR

Precisa puxar a 2ª via do IPVA ou licenciamento PR? Faça uma consulta de graça no Detran PR agora e veja condições especiais de pagamento.

Rápido

Em poucos minutos, você consulta os débitos do seu veículo, escolhe o que quer pagar e como quer pagar.

Seguro

Empresa credenciada ao Detran-PR, com certificado de segurança PCI e reconhecimento do Reclame Aqui e Google. Aqui a proteção de seus dados é prioridade.

Fácil

Apenas inserindo a placa do seu veículo, você tem acesso a todos os seus débitos.

+5,5 milhões de consultas em nossos canais

Um número que diariamente cresce, oferecendo segurança e comodidade para proprietários de veículos.

+600 mil veículos
regularizados

Com as soluções Zapay, mais pessoas regularizaram seus veículos em menos tempo e com mais alívio no bolso.

Presença em todos os DETRAN’s

Somos uma empresa credenciada pelo SENATRAN e possuímos a maior cobertura nacional de consultas de veículos.

Zapay na Mídia

Logo do portal de notícias chamado Exame

Empresa de parcelamento de débitos veiculares cresce 333% em 2022

Leia a matéria
Logo do Pequenas Empresas Grandes Negócios

Fintechs encontram oportunidades fora do centro financeiro do país

Leia a matéria
Logo do portal de notícias chamado G1

Zapay, plataforma de liquidação de débitos veiculares

Leia a matéria
Perguntas frequentesFAQ
Outras perguntas
Débitos de Moto no Detran PR

Débitos de Moto no Detran PR

Garanta o pagamento dos débitos da sua Moto no Detran PR em até 12x na Zapay!

Débitos de Carro no Detran PR

Débitos de Carro no Detran PR

Precisa parcelar seus débitos de Carro no Detran PR? Conte com a Zapay para fazer tudo sem sair de casa.

Débitos de Caminhão no Detran PR

Débitos de Caminhão no Detran PR

Facilidade para pagar débitos de Caminhão no Detran PR? A Zapay te ajuda e o melhor, sem filas!

Todas as curiosidades sobre o Detran PR você encontrará nesse texto: desde o que é e para que serve o Detran InteliGente até algumas funcionalidades sobre as quais poucas pessoas sabem, como a indicação de condutor para auto de infração

Você já teve a oportunidade de navegar pelo site do Detran PR e conhecer os diversos serviços sobre os quais ele explica e oferece? Saiba que uma consulta no Detran Paraná com a Zapay pode render a resolução de algumas questões e ainda fazer com que você otimize seu tempo!

É justamente por isso que resolvemos compilar todas as informações sobre o Detran PR, apresentando algumas curiosidades que poderão ajudar você no dia a dia e regularização do seu veículo.

Primeiramente, é preciso reforçar que se você é de outro estado, então, vale se direcionar para os artigos correspondentes ao Detran SP, Detran MS e Detran SC.

Detran PR: Tudo sobre 

Órgão vinculado à Casa Civil, o Departamento de Trânsito do Paraná possui personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, com sede na capital do estado, Curitiba, e jurisdição em todo o território do Paraná.

O Detran PR tem como principal missão oferecer e prestar serviços à sociedade civil relacionados aos direitos e transações de veículos, emissões e renovações de carteiras nacionais de habilitação e controle de multas de trânsito, entre outros, segundo as competências estipuladas nos termos do artigo 22 do Código Nacional de Trânsito.

Entre suas finalidades, estão: expedir ou cassar a licença de aprendizagem, a permissão para dirigir e a carteira nacional de habilitação dos condutores de veículos residentes no território do estado do Paraná; realizar, fiscalizar e controlar o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão de condutores; supervisionar e fiscalizar o registro, o licenciamento e a expedição do certificado de registro de veículo automotor pertencente à frota do estado do Paraná; e muitas outras.

E para o Detran PR cumprir suas responsabilidades, além do atendimento digital, disponibiliza atendimento presencial por meio de suas 100 Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANs), 8 Postos Avançados e 218 Postos de Atendimento Conveniados, vinculados a elas e mantidos em parcerias com as prefeituras em todo o estado.

É nestas unidades também que o proprietário de veículos pode conferir os débitos no detran PR, bem como todas as outras questões referentes ao automóvel. Porém, há algumas diferenças entre esses modelos de instituições vinculadas ao Detran PR. Veja abaixo quais são:

Enquanto o CIRETRAN contempla todos os serviços do DETRAN, o PAA – Posto de Atendimento Avançado – possui algumas particularidades e apresenta os serviços disponíveis na frente de cada posto avançado. Por fim, o PA – Posto de Atendimento – presta todos os serviços na área de veículo.

Além disso, caso nenhuma destas unidades esteja presente na sua cidade ou não ofereça o serviço procurado, a recomendação é recorrer ao CIRETRAN de sua jurisdição.

Um capítulo à parte na história do Detran PR é o Detran InteliGente, um portal em que o internauta, pessoa física ou jurídica, pode realizar uma consulta de CNH, acompanhar as solicitações feitas ao Detran PR, alterar seu endereço ou de seu veículo, emitir a 2ª via de sua carteira de motorista ou do documento de seu veículo, consultar pontuação, entre outras atividades.

Para acessar o portal, é muito simples: basta se cadastrar e criar seu login e senha.

E, conforme mencionamos logo no início, uma curiosidade do Detran PR é que muito além de oferecer serviços e regularização para os veículos, o órgão também permite que um cidadão identifique um condutor responsável pelo cometimento de uma infração de trânsito.

É possível fazer essa indicação pelo portal, pelos correios e presencialmente nas unidades de atendimento. Para isso, confira a documentação necessária e preencha os formulários solicitados – todo o processo é detalhado no portal oficial do Detran PR.

Como consultar e pagar o IPVA no Detran Paraná?

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e sua cobrança é feita anualmente pelos governos estaduais. O valor é diferente para cada estado e é resultado do cálculo sobre o preço estimado do carro na tabela FIPE, criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Esta é reconhecida por divulgar preços médios de mercado de carros.

Se você estiver entrando na negociação de um veículo usado, por exemplo, essa informação pode ser de grande importância – já que assim você não corre o risco de comprar um carro, moto ou qualquer outro com pendências na documentação.

Com a Zapay você pode consultar o valor do IPVA no Detran PR e manter-se em dia em relação às datas de pagamento. Se você perdeu o prazo para pagamento, é também nessa consulta que você poderá regularizar a sua situação.

Mas o mais importante aqui é saber como consultar e pagar IPVA no Detran PR e verificar a situação do débito, assim como pagá-lo.

Veja só como é fácil: para consultar e pagar o IPVA no Detran PR, basta ter em mãos a placa do seu carro e acessar o site da Zapay ou baixar o aplicativo.

Intuitiva, a plataforma leva o usuário até onde ele precisa em poucos cliques, além de oferecer diversas alternativas para o pagamento – isso serve para o IPVA e todas as outras pendências do carro, a exemplo do licenciamento, que garante a posse do CRV (Certificado de Registro de Veículo) ou no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

Inclusive, neste documento também está presente o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), que contempla todos os status do automóvel, dando acesso e visibilidade sobre as multas, bem como impostos atrasados.

Portanto, também pode consultar o renavam no Detran Paraná para fazer uma pesquisa geral sobre o seu veículo.

Aproveite essas dicas para pagar IPVA do Detran PR dentro do prazo e ficar distante de irregularidades.

Como consultar e pagar o licenciamento no Detran PR?

O licenciamento de veículo, cuja finalidade é comprovar que o automóvel está de acordo com todas as regras de segurança e do meio ambiente, as quais o setor automotivo exige, é obrigatório e anual. E olha que surpresa (só que não): você pode saber a situação do licenciamento pela consulta placa Detran PR.

Também é importante lembrar: o pagamento do licenciamento é obrigatório. De acordo com o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), há previsão de aplicação de multa de R$ 293,47, perda de sete pontos na CNH, podendo chegar à apreensão do veículo em caso de não quitação.

Outro detalhe: o processo de licenciamento é feito de forma gradual nos veículos. Isso quer dizer que a data limite muda conforme os finais das placas. E, no caso de como pagar licenciamento Detran PR , você deve ficar atento também aos prazos para pagar o IPVA, já que a quitação deste imposto é uma das condições para concluir o licenciamento também.

Vale dizer que o IPVA em dia não é a única condição para regularizar o seu licenciamento no Detran PR, porque este depende de outros fatores, como multas no Detran PR e débitos pendentes.

Após a confirmação e registro do pagamento do licenciamento, é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e).

E mais uma curiosidade para você, contribuinte: o valor arrecadado com o pagamento dessa taxa é utilizado para custear as atividades de fiscalização feitas pelos órgãos estaduais responsáveis pelo trânsito de veículos e verificação dos documentos.

Qual o valor do licenciamento 2022 Paraná?

O valor do licenciamento é de R$ 86,50 para todos os veículos do Paraná e as datas, segundo os dígitos finais das placas, já foram divulgadas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) para 2022. Veja abaixo!

O calendário vai até novembro da seguinte forma:

  • vencimento em agosto para dígitos finais 1 e 2;
  • vencimento em setembro para dígitos finais 3, 4 e 5;
  • vencimento em outubro para dígitos finais 6, 7 e 8;
  • vencimento em novembro para dígitos finais 9 e 0.

Consultar e pagar Multas no Detran PR

Ao consultar multas Detran PR pela placa, saiba que estas também devem ser pagas em prazos determinados. Caso contrário, são acrescidos os juros.

Também é sempre bom pontuar que existem quatro classificações de infrações: leve, média, grave e gravíssima. Portanto, os valores das multas dependem dessa categorização, assim como a punição (perda de pontos) na carteira de habilitação.

E aqui também vale a dica de pesquisar as multas pela placa e renavam no Detran PR. Já percebeu que estes são como o CPF e o RG, não é? Portanto, sempre tenha esses dados em mãos!

Assim como consultar as multas, entender quais são os tipos que existem é prioritário quando se trata dos cuidados na direção. Portanto, vamos elencar algumas das infrações mais comuns no Brasil: dirigir embriagado, utilizar o celular enquanto está na direção, andar acima do limite da via e outras – e, mais do que comuns, muito perigosas, diga-se de passagem.

Com esses exemplos, deixamos em evidência que existe uma classificação no que diz respeito ao nível de gravidade de infrações: leve, média, grave e gravíssima. Portanto, os valores das multas dependem dessa categorização, assim como a punição (perda de pontos) na carteira de habilitação.

Caso você não pague a multa no prazo determinado, por exemplo, estará sujeito ao pagamento de juros e aumento do preço inicial da multa. Em situações extremas, pode ocorrer a inscrição na dívida ativa - esta é a concentração de dívidas que os infratores possuem e cujos credores são os estados ou a União. Como consequência, o proprietário do veículo pode ter seus bens bloqueados.

Agora, dê uma olhada nos três simples passos para fazer a consulta e como parcelar multas Detran PR online na plataforma da Zapay:

  1. Consultar os débitos pela placa do veículo;
  2. Se existirem débitos em aberto, estas informações aparecerão na tela. É preciso se cadastrar na Zapay e criar um usuário e uma senha. Com isso, você poderá selecionar o débito que deseja pagar ao clicar no botão “Pagar agora”.
  3. Escolha a forma de pagamento que melhor cabe no seu bolso e no planejamento familiar. Você pode efetuar a quitação em até 12 vezes no cartão de crédito, fazer um PIX ou, pagar via boleto, TicketLog ou ainda Voucher. É só escolher a melhor opção para o seu momento financeiro!

Consultar e pagar IPVA no Detran PR

A Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná (Sefaz-PR) divulga, anualmente, o calendário de pagamento do tributo, que pode ser feito à vista – com desconto de 3% - ou em cinco parcelas.

Ou seja, pagar o licenciamento, IPVA e todos os outros débitos é de extrema importância, tanto para quem deseja ficar dentro dos conformes e circular livremente, quanto para quem não quer acumular dívidas, prejudicando o planejamento financeiro.

Comece com a consulta pela placa de multas, IPVA e DPVAT no Detran PR no site da Zapay e aproveite para quitar todos os débitos em aberto de uma só vez!

E tem mais! Saiba que também é possível obter o atendimento presencial da Zapay a partir dos 24 Detran’s conveniados e espalhados por todo Brasil! Agora, você pode usufruir de todos os recursos do Detran PR e da Zapay, deixando seu veículo em ordem!

Outros Serviços em PR

IPVA Atrasado PRLicenciamento Atrasado PRMultas PRSefaz PRDespachante PRSenatran PRMultas DER PRMultas DNIT PRMultas PRF PRMultas RENAINF PRIPVA 2024 PRLicenciamento 2024 PRDPVAT 2024 PR

Consulte Detran em outros estados: