meajuda@usezapay.com.brFale conosco: 0800-887-0499

DETRAN-RN
Consulte IPVA 2024, licenciamento e multas

Descubra todos o s débitos do seu veículo sem pagar nada por isso e resolva parcelando tudo em até 12x!

Ao continuar você está de acordo com o nosso termo de uso e política de privacidade.

Detran-RN
Certificado RA1000 - Reclame Aqui
Seguro - Certificado SSL
Parcelas que cabem no seu bolso

Facilitamos a vida dos proprietários de veículos

Somos a solução para você se livrar das multas, além de pagar IPVA e licenciamento, garantindo aquele alívio não só no seu tempo, mas também no seu bolso.

Cota única IPVA ou Licenciamento

Cota única IPVA ou Licenciamento

Pague agora cota única do IPVA ou Licenciamento RN sem filas e burocracias no Detran RN.

IPVA e Licenciamento RN Parcelado

IPVA e Licenciamento RN Parcelado

Sem grana para pagar seu IPVA ou Licenciamento RN? Parcele tudo em até 12x agora mesmo e fique com seu veículo em dia com os débitos veiculares do Detran RN.

2ª via IPVA e Licenciamento RN

2ª via IPVA e Licenciamento RN

Precisa puxar a 2ª via do IPVA ou licenciamento RN? Faça uma consulta de graça no Detran RN agora e veja condições especiais de pagamento.

Rápido

Em poucos minutos, você consulta os débitos do seu veículo, escolhe o que quer pagar e como quer pagar.

Seguro

Empresa credenciada ao Detran-RN, com certificado de segurança PCI e reconhecimento do Reclame Aqui e Google. Aqui a proteção de seus dados é prioridade.

Fácil

Apenas inserindo a placa do seu veículo, você tem acesso a todos os seus débitos.

+5,5 milhões de consultas em nossos canais

Um número que diariamente cresce, oferecendo segurança e comodidade para proprietários de veículos.

+600 mil veículos
regularizados

Com as soluções Zapay, mais pessoas regularizaram seus veículos em menos tempo e com mais alívio no bolso.

Presença em todos os DETRAN’s

Somos uma empresa credenciada pelo SENATRAN e possuímos a maior cobertura nacional de consultas de veículos.

Zapay na Mídia

Logo do portal de notícias chamado Exame

Empresa de parcelamento de débitos veiculares cresce 333% em 2022

Leia a matéria
Logo do Pequenas Empresas Grandes Negócios

Fintechs encontram oportunidades fora do centro financeiro do país

Leia a matéria
Logo do portal de notícias chamado G1

Zapay, plataforma de liquidação de débitos veiculares

Leia a matéria
Perguntas frequentesFAQ
Outras perguntas
Débitos de Moto no Detran RN

Débitos de Moto no Detran RN

Garanta o pagamento dos débitos da sua Moto no Detran RN em até 12x na Zapay!

Débitos de Carro no Detran RN

Débitos de Carro no Detran RN

Precisa parcelar seus débitos de Carro no Detran RN? Conte com a Zapay para fazer tudo sem sair de casa.

Débitos de Caminhão no Detran RN

Débitos de Caminhão no Detran RN

Facilidade para pagar débitos de Caminhão no Detran RN? A Zapay te ajuda e o melhor, sem filas!

De vistoria eletrônica à transferência de veículo 100% online, conheça algumas particularidades do Detran RN.

Para começar, saiba que os serviços do Detran RN vão além do pagamento de impostos e taxas, como o licenciamento e IPVA – que, inclusive, podem ser pagas de forma mais fácil e conveniente. Neste texto, vamos apresentar algumas especificidades do Detran do estado potiguar, então, continue a leitura e, por fim, aplique nossas dicas para deixar seu veículo em conformidade com todas as leis e regras de trânsito!

E se você é de outra região do nordeste ou tem algum amigo condutor que seja, nosso direcionamento é outro. Clique em um dos links a seguir e prossiga com a sua pesquisa sobre Detran CE; Detran PB; e Detran PE.

Detran RN: Tudo sobre

Conforme mencionamos, há muitas novidades no Departamento Estadual de Trânsito potiguar, que vão além da consulta no Detran RN, mas também contribuem para o processo integral de regularização do veículo. Veja abaixo!

Entre os marcos do Detran RN na consulta do veiculo, está a nova ferramenta na internet, que proporciona mais comodidade e praticidade para atender a demanda do condutor. Para conhecê-la, acesse: portal.detran.rn.gov.br ou entre no site oficial do órgão e clique no botão “Portal de Serviços”.

O portal de serviços permite que o usuário, por meio do computador ou smartphone, encontre e acione rapidamente os seguintes serviços: registro de veículos, habilitação de condutores, infrações, leilões de veículos, protocolo administrativo, bem como informações sobre as unidades do órgão em todo o território do Rio Grande do Norte.

Não é só a consulta veiculo no Detran RN que está digitalizada, afinal, há mais um movimento interessante: a vistoria veicular eletrônica! Já ouviu falar?

Esse novo modelo de vistoria, implementado por completo pela equipe de informática de servidores do Detran RN, dá maior agilidade à sua execução e confere maior celeridade também à emissão dos documentos nas unidades do interior do estado.

Isso tudo a partir dos novos equipamentos de captura de imagens e leitura de placa, que fazem a identificação dos automóveis com mais rapidez e segurança, já que os dados são registrados e enviado para o banco de dados do Detran de forma automática, evitando fraudes.

Para realizar a vistoria veicular eletrônica, segue o passo a passo: na página principal do portal, no ícone "Agendamento", o usuário deve selecionar a opção "Veículos". Depois, clica em "Vistoria". Assim, você efetua o agendamento prévio no site, o que é fundamental para a redução das temidas filas, por exemplo.

E, agora, chegamos a um ponto sobre o qual muitos proprietários têm dúvidas: como fazer a transferência do veículo sem passar por tanta burocracia? Bom, no Detran RN, isso é possível pelo sistema digital, mais especificamente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

E por que esse modelo é tão eficiente? Para começar, este dispensa o reconhecimento de firma presencial e aceita a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e), de ambos os lados: vendedor e comprador.

Outro diferencial: esse processo efetuado pelo aplicativo gera a comunicação imediata de venda eletrônica. Após isso, o documento livra o vendedor de multa ou pontuação na CNH por infrações cometidas após essa comunicação realizada.

Além disso, o antigo proprietário passa a não ser mais responsabilizado por acidentes, bem como não é mais a ele atribuídas as responsabilidades civis, administrativas e criminais.

Para tudo dar certo, o comprador e vendedor devem fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito nos seus smartphones, assim como ter a autorização da assinatura digital – esta pode ser feita por meio de conta no site do Governo Federal (www.gov.br).

Então, o vendedor do veículo acessa o aplicativo, clica no botão “Veículos” e registra a intenção de venda. Nesta fase, irão solicitar as informações sobre o veículo, o CPF do comprador e assinatura digital.

Finalmente, o comprador recebe a notificação do vendedor e repete o processo de preenchimento dos dados e assinatura em seu aplicativo. A autorização de venda irá diretamente para o sistema do governo federal e para o Detran RN.

Por último, leve o veículo para ser vistoriado no Detran RN e conclua o processo de transferência veicular.

Já percebeu que o Detran Potiguar é supermoderno, certo? A seguir, você continuará conhecendo ferramentas para descomplicar as burocracias do seu veículo!

Como consultar placa no Detran RN?

Primeiramente, saiba a função da placa, que é como o RG para as pessoas, pois o combinado entre letras e números é a identidade oficial do veículo, que irá reunir informações específicas, como multas, ano de fabricação, eventuais sinistros e acidentes no qual tenha envolvimento, e o histórico de revenda, se houver.

A partir da consulta de placa no Detran RN, o proprietário pode conferir a situação legal do seu bem. E é extremamente fácil e rápido: basta ter o dado em mãos e inserir no app ou no portal da Zapay, onde você tem acesso aos dados, bem como a formas de pagamento exclusivas.

No entanto, para você ter ainda mais informações, saiba também que outro documento reúne diversos dados e pendências do seu carro: é o Renavam do Detran RN (Registro Nacional de Veículos Automotores). Você também pode usar esse documento para realizar a consulta do seu veículo.

Como consultar licenciamento no Detran Rio Grande do Norte?

O licenciamento de veículo, cuja finalidade é comprovar que o automóvel está de acordo com todas as regras de segurança e do meio ambiente, as quais o setor automotivo exige, é obrigatório e anual. E olha que interessante: além da consulta de multas no Detran RN, pela placa do carro, você também verifica a situação do licenciamento do seu carro pela Zapay.

O pontapé inicial para avançar com esse processo, é fazer o registro no portal gov.br, que, resumidamente, trata do cadastro do governo federal para documentação. Inclusive, nele, o motorista também pode baixar a CNH Digital, aceita em todo país.

Também precisamos dizer que o licenciamento é feito de forma gradual nos veículos. Isso quer dizer que a data limite muda, seguindo os finais das placas. E, no caso de como pagar licenciamento, você deve ficar atento também aos prazos para pagar o IPVA do Detran RN, já que a quitação deste imposto é uma das condições para concluir o licenciamento também.

Após a confirmação e registro do pagamento do licenciamento, é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e).

Vale dizer que o IPVA em dia não é a única condição para regularizar o seu licenciamento, porque este depende de outros fatores, como multas, por isso é tão importante consultar veículo Detran RN

Lembre-se: o pagamento do licenciamento é obrigatório. De acordo com o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), há previsão de aplicação de multa de R$ 293,47, perda de sete pontos na CNH, podendo chegar à apreensão do veículo em caso de não quitação.

Como pagar as taxas do Detran RN?

Tanto o motorista de primeira viagem quanto o mais maduro sabe que há muitas taxas a serem pagas desde o início da jornada como condutor, sobretudo quem vai tirar a carta de habilitação que precisa pagar, entre outras taxas, as de inscrição, exame médico, exame psicológico, entre outras.

Aqui vale explicarmos as diferenças entre o Detran e a Zapay, já que nossa plataforma facilita e muito na hora de pagar as multas do Detran RN. Você entenderá como isso é possível logo abaixo.

Enquanto os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) têm a responsabilidade de exigir e impor que as leis de trânsito sejam cumpridas no âmbito de sua jurisdição, a Zapay é uma startup de tecnologia credenciada pelo Detran.

Dessa forma, a Zapay possibilita que você realize o pagamento de débitos do seu veículo de maneira parcelada.

Contudo, algumas taxas referentes a procedimentos burocráticos só podem ser quitadas junto ao Detran RN. É o caso daquelas atreladas à primeira habilitação ou emissão da segunda via do documento - estes são exemplos clássicos, aliás.

Consultar e pagar Multas no Detran RN

Sabemos o quanto é chato receber uma multa de trânsito e, principalmente, precisar pagar, mas isso é de extrema importância, não só para coibir novas práticas irregulares, como também para seguir com atividades, como a venda do carro e o próprio licenciamento.

Por isso, abaixo, falamos sobre algumas infrações, bem como recomendamos uma prática para saber como consultar multas no Detran RN.

Estas, certamente, você irá conhecer: dirigir embriagado, utilizando o celular, andar acima do limite da via são algumas das multas mais comuns entre os condutores brasileiros – e, mais do que comuns, extremamente perigosas.

E veja agora algumas punições provenientes de multas: dirigir veículo sem possuir CNH/PPD/ACC é uma multa classificada como infração gravíssima, resultando em uma multa de R$880,41 e perda de sete pontos na CNH.

A infração que, em alguns casos é hábito, de não usar o cinto de segurança é categorizada como grave e a punição é uma multa de R$195,23, além de perda de cinco pontos na CNH.

Com esses exemplos, você pode reparar que há uma classificação no que diz respeito ao nível de gravidade de infrações: de leve à gravíssima, passando por média e grave. Portanto, os valores das multas dependem dessa categorização, assim como a punição (perda de pontos) na carteira de habilitação.

Caso você não pague a multa no prazo determinado, por exemplo, estará sujeito ao pagamento de juros de mora e aumento do preço inicial da multa. Mas não é só isso! Se você deixar de pagar as multas do Detran RN e não portar o CRLV, correrá riscos de ter seu veículo apreendido pelas autoridades policiais. E então já viu a cilada em que irá se meter, não é?

Muita atenção, pois, em situações extremas relacionadas ao não pagamento de multas, pode ocorrer a inscrição na dívida ativa - esta é a concentração de dívidas que os infratores possuem e cujos credores são os estados ou a União. Como consequência, o proprietário do veículo pode ter seus bens bloqueados.

Para passar longe dessa situação, aproveite as funcionalidades da Zapay, dedicadas a ajudar os proprietários de veículos a regularizarem sua situação. Afinal, ajudaria se soubesse como parcelar suas multas no Detran RN, correto?

Na nossa plataforma, você tem essa possibilidade. Isso porque você consegue parcelar em até 12 vezes!

Consultar e pagar IPVA no Detran RN

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e sua cobrança é feita anualmente pelos governos estaduais. O valor muda de estado para estado e é baseado no cálculo sobre o preço estimado do carro na tabela FIPE, criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Assim como o licenciamento, o IPVA do Detran RN também acontece de forma faseada e o valor total pode ser parcelado em sete vezes – em 2022, por exemplo, os pagamentos foram solicitados nos meses até junho –, sendo que, geralmente, há um desconto para quem pagar o valor integral em determinada data.

E lá vai mais uma dica: não deixe tudo para última hora e se já estiver atrasado em relação a algum débito, a hora para quitá-lo é essa! Acesse o portal da Zapay e fique em dia com o seu veículo: comece pela consulta da situação legal do seu automóvel e faça sua regularização no mesmo lugar!

Caso prefira o atendimento presencial, a Zapay também poderá ajudar! Isso porque temos 24 Detran’s conveniados, localizados em diversos locais do Brasil!

Agora, vamos passar para a prática! Veja passo a passo para fazer a consulta e pagamento dos seus débitos no Detran RN 100% online, em alguns cliques:

  1. Consultar os débitos pela placa do veículo;
  2. Se existirem débitos em aberto, estas informações aparecerão na tela. É preciso se cadastrar na Zapay e criar um usuário e uma senha. Dessa forma, você já poderá selecionar o débito que deseja pagar ao clicar no botão “Pagar agora”.
  3. Escolha a forma de pagamento que melhor cabe no seu bolso: efetuar a quitação em até 12 vezes no cartão de crédito, fazer um PIX e pagar via boleto. É só escolher a melhor opção para o seu planejamento financeiro!

Depois de todas essas informações, você está habilitado para regularizar a situação do seu veículo pela Zapay e trafegar livremente pelas ruas da sua cidade, sem se preocupar com multas em atraso ou processos burocráticos que ficaram pela metade!

Outros Serviços em RN

IPVA Atrasado RNLicenciamento Atrasado RNMultas RNSefaz RNDespachante RNSenatran RNMultas DER RNMultas DNIT RNMultas PRF RNMultas RENAINF RNIPVA 2024 RNLicenciamento 2024 RNDPVAT 2024 RN