Confira as funcionalidades do Detran MT e dicas práticas sobre a regularização do licenciamento, IPVA e outras taxas!
Se está com dúvidas sobre seu veículo, você está no lugar certo, afinal, ao longo deste texto, iremos compartilhar informações muito úteis relacionadas à resolução de pendências dos automóveis, além de transmitir algumas curiosidades sobre o Detran MT.
Também iremos passar algumas dicas práticas para que você possa dar andamento a processos que, à primeira vista, podem parecer burocráticos. Exemplos disso são o licenciamento e o IPVA que, a partir de alguns cliques, poderão ser regularizados.
Mas, antes de iniciar a leitura, uma dúvida? Você é de outra região ou tem algum amigo condutor que seja? Se a resposta for sim, então, pode clicar em um dos links a seguir e ir adiante com a sua pesquisa sobre Detran MS, Detran RO, e Detran GO.
Detran MT: Tudo sobre
Primeiramente, vamos apresentar uma funcionalidade que otimiza o tempo dos usuários de forma expressiva: são os serviços digitais! Estes são categorizados em serviços atrelados aos veículos e à habilitação. Para acessá-los, é necessário efetuar um cadastro e, posteriormente, ingressar com seu CPF e senha.
Outro diferencial é, sem dúvidas, a centralização de canais de atendimento, que vão de CIRETRAN’s (Circunscrição Regional de Trânsito) a agências municipais, totalizando mais de 100 unidades voltadas para o atendimento dos condutores.
O Detran MT também se destaca pelos seus projetos educativos, a exemplo do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (FETRAN-MT), Mutirão Rural, Operação Lei Seca Mato Grosso, entre outros. E a principal finalidade é levar informação e conscientização às diversas parcelas da população, de crianças a adultos.
Como consultar placa no Detran MT?
A placa do carro é a identidade oficial do veículo. Portanto, o combinado entre letras e números tem a função de reunir informações específicas, como multas, ano de fabricação, eventuais sinistros e acidentes no qual tenha envolvimento, e o histórico de revenda - se tiver passado por esse processo.
Além disso, é pela placa do carro (cores do material e das letras) também que você consegue identificar o tipo de veículo: se é particular, de aprendizagem ou oficial (exemplo disso são os veículos do exército e polícia).
Com esta informação básica, você consegue extrair diversos dados sobre o seu veículo. Ou seja, a partir da consulta de placa no Detran MT, o proprietário pode conferir a situação legal do seu bem, conferindo se há pendências de taxas e débitos.
E é extremamente fácil e rápido realizar essa checagem: basta ter o dado em mãos e inserir no aplicativo ou no portal da Zapay.
Porém, a placa não é a única informação útil que pode dar acesso à situação total do seu automóvel. Outro dado útil é o número do Detran MT RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), que contempla todas as pendências do automóvel: de multas a impostos atrasados.
Um ponto de atenção relacionado à placa é a possibilidade de clonagem. Caso receba multas, que foram cometidas em locais por onde não passou, então é preciso verificar, pois podem ter copiado, literalmente, o seu veículo: de marca e modelo à placa. O objetivo do criminoso, ao adotar essa prática, é burlar as regras de trânsito ou fazer a revenda de forma menos burocrática.
Como consultar licenciamento no Detran Mato Grosso?
Primeiramente, é importante reforçar que o pagamento do licenciamento é obrigatório! De acordo com o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), há previsão de aplicação de multa que chega a quase R$ 300, perda de sete pontos na CNH, além do veículo poder ser apreendido pelas autoridades.
Mas por quê o licenciamento de veículo precisa estar em ordem? Bom, a sua finalidade é fundamental, pois o documento comprova que o automóvel está de acordo com todas as regras de segurança e do meio ambiente. O motorista também deve saber que ele é obrigatório e deve ser regularizado a cada um ano.
Caso você não saiba se o licenciamento do seu veículo está regularizado, veja que interessante: além de consultar multas no Detran MT, pela placa do carro, você também verifica a situação do licenciamento do seu carro pela Zapay.
Uma outra característica do processo do licenciamento é a forma como demanda o pagamento dos motoristas: gradualmente, de acordo com os finais das placas. E, no caso de como pagar licenciamento Detran MT, você deve ficar atento também aos prazos para pagar o IPVA, já que a quitação deste imposto é uma das condições para concluir o licenciamento também.
Após a confirmação e registro do pagamento do licenciamento, é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) pelo portal oficial do Detran MT. A emissão do documento de Licenciamento deve ser feita em papel A4 pelos proprietários dos veículos de casa ou qualquer outro lugar com acesso à internet e impressora.
Mas a primeira etapa é fazer o registro no portal gov.br, que, resumidamente, é o cadastro do governo federal para documentação. Inclusive, nele, o motorista também pode baixar a CNH Digital, aceita em todo o Brasil.
Outra questão que deve estar no radar de quem está comprando um veículo usado é que o processo de transferência deve estar concluído dentro de todas as regras para que o novo dono do veículo consiga emitir o licenciamento. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a transferência precisa ser efetuada dentro de 30 dias depois da compra do veículo.
Como pagar as taxas do Detran MT?
Algumas taxas são atreladas exclusivamente a burocracias e, portanto, só podem ser regularizadas junto ao Detran MT. É o caso daquelas atreladas à primeira habilitação ou emissão da segunda via do documento, por exemplo. Ainda assim, vale ressaltar a funcionalidade da Zapay, que facilita demais o pagamento de multa do Detran MT e outros débitos.
Aqui cabe explicarmos as diferenças entre o Detran e a Zapay, já que nossa plataforma facilita demais na hora de pagar a multa do Detran MT. Enquanto os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) têm a responsabilidade de exigir e impor que as leis de trânsito sejam cumpridas no âmbito de sua jurisdição, a Zapay é uma startup de tecnologia credenciada pelo Detran em mais de 25 estados do Brasil, permitindo que você realize o pagamento de débitos do seu veículo de maneira parcelada, que podem ou não estar registrados no Detran.
Multas Detran MT
Se você é um motorista que nunca levou uma multa, está de parabéns! Afinal, há muitas infrações que são recorrentes em nosso país. Abaixo, explicamos sobre as punições referentes a multas e, claro, compartilhamos aquela dica valiosa na hora de fazer a consulta multa Detran MT.
Veja algumas delas: dirigir veículo sem possuir CNH/PPD/ACC é uma multa classificada como infração gravíssima, resultando em uma multa de R$880,41 e perda de sete pontos na CNH.
Com esses exemplos, queremos mostrar que há uma classificação para as infrações: leve, média, grave e gravíssima. Portanto, os valores das multas dependem dessa categorização, assim como a punição (perda de pontos) na carteira de habilitação.
E a punição pode ser agravada, pois, caso você não pague a multa no prazo determinado, por exemplo, estará sujeito ao pagamento de juros de mora e aumento do preço inicial da multa. Em situações extremas, pode ocorrer a inscrição na dívida ativa. Como consequência, o proprietário do veículo pode ter seus bens bloqueados.
Agora, se você deixar de pagar as multas do Detran MT e não portar o CRLV, correrá sérios riscos de ter seu veículo apreendido pelas autoridades policiais.
Essa é a hora de dizer a verdade para a questão a seguir: está com muitas infrações pendentes de pagamento e já não sabe mais o que fazer? Ajudaria se soubesse como parcelar suas multas no Detran MT, correto? Na Zapay, você tem essa possibilidade. Isso porque, pela nossa plataforma, consegue parcelar em até 12 vezes.
IPVA Detran MT
O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e sua cobrança é feita anualmente pelos governos estaduais. O valor muda de estado para estado e é resultado do cálculo sobre o preço estimado do carro na tabela FIPE.
Para começar, atenção a um detalhe que fará bem ao seu bolso: atrasos no IPVA podem implicar em multa de até 20% do valor original e ainda ser acrescido de juros e correção monetária. Outro fator que pode mudar tudo é o tempo de fabricação do seu carro, já que aqueles com 18 anos ou mais têm direito à isenção desse imposto no Detran MT.
Agora, podemos entrar nos detalhes sobre o processo de pagamento do IPVA: ssim como o licenciamento, o IPVA do Detran MT também acontece de forma faseada, correspondendo à numeração final da placa, e o valor total pode ser parcelado – em 2022, por exemplo, o condutor pôde parcelar em até seis vezes, sendo que os prazos limites começaram em março e terminaram em junho. Além disso, muitas vezes, há um desconto para quem pagar o valor integral em determinada data, que é estipulada pelo Detran.
Agora, dê uma olhada no passo a passo para fazer a consulta e pagamento dos seus débitos no Detran MT pela plataforma digital:
1. Consultar os débitos pela placa do veículo;
2. Se existirem débitos em aberto, estas informações aparecerão na tela. É preciso se cadastrar na Zapay e criar um usuário e uma senha. Com isso, você poderá selecionar o débito que deseja pagar ao clicar no botão “Pagar agora”.
3. Escolha a forma de pagamento que melhor cabe no seu bolso e no planejamento familiar. Você pode efetuar a quitação em até 12 vezes no cartão de crédito, fazer um PIX e pagar via boleto. É só escolher a melhor opção para o seu bolso!
Ciente dos processos burocráticos, potenciais prejuízos caso não os cumpra e funcionalidades do Detran MT e da Zapay, você pode avançar significativamente na regularização da situação do seu veículo! Basta colocar nossas dicas em prática e aproveitar as estradas do nosso país.