meajuda@usezapay.com.brFale conosco: 0800-887-0499

Pagar IPVA em 12x: Consulte online!

Descubra todos os débitos do seu veículo sem pagar nada por isso e resolva parcelando tudo em até 12x!

Ao continuar você está de acordo com o nosso termo de uso e política de privacidade.

Certificado RA1000 - Reclame Aqui
Seguro - Certificado SSL

Facilitamos a vida dos proprietários de veículos

Somos a solução para você se livrar das multas, além de pagar IPVA e licenciamento, garantindo aquele alívio não só no seu tempo, mas também no seu bolso.

Cota única IPVA

Cota única IPVA

Pague agora cota única do IPVA sem filas e burocracias.

IPVA Parcelado

IPVA Parcelado

Sem grana para pagar seu IPVA? Parcele tudo em até 12x agora mesmo e fique com seu veículo em dia com os débitos veiculares.

2ª via IPVA

2ª via IPVA

Precisa puxar a 2ª via do IPVA? Faça uma consulta de graça agora e veja condições especiais de pagamento.

Rápido

Em poucos minutos, você consulta os débitos do seu veículo, escolhe o que quer pagar e como quer pagar.

Seguro

Empresa credenciada ao Detran, com certificado de segurança PCI e reconhecimento do Reclame Aqui e Google. Aqui a proteção de seus dados é prioridade.

Fácil

Apenas inserindo a placa do seu veículo, você tem acesso a todos os seus débitos.

+5,5 milhões de consultas em nossos canais

Um número que diariamente cresce, oferecendo segurança e comodidade para proprietários de veículos.

+600 mil veículos
regularizados

Com as soluções Zapay, mais pessoas regularizaram seus veículos em menos tempo e com mais alívio no bolso.

Presença em todos os DETRAN’s

Somos uma empresa credenciada pelo SENATRAN e possuímos a maior cobertura nacional de consultas de veículos.

Zapay na Mídia

Logo do portal de notícias chamado Exame

Empresa de parcelamento de débitos veiculares cresce 333% em 2022

Leia a matéria
Logo do Pequenas Empresas Grandes Negócios

Fintechs encontram oportunidades fora do centro financeiro do país

Leia a matéria
Logo do portal de notícias chamado G1

Zapay, plataforma de liquidação de débitos veiculares

Leia a matéria
Perguntas frequentesFAQ
Outras perguntas
IPVA  de Moto

IPVA de Moto

Garanta o pagamento do seu IPVA de Moto em até 12x na Zapay!

IPVA  de Carro

IPVA de Carro

Precisa parcelar seu IPVA de Carro? Conte com a Zapay para fazer tudo sem sair de casa.

IPVA  de Caminhão

IPVA de Caminhão

Facilidade para seu IPVA de Caminhão? A Zapay te ajuda e o melhor, sem filas!

Tudo que você precisa saber sobre IPVA reunido em um só lugar. Saiba como calcular, como consultar online e como pagar parcelado no cartão de crédito.

Qual é o significado da palavra IPVA?

IPVAé uma sigla que significa Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor. Como o próprio nome diz, trata-se de um imposto que todo proprietário de veículo com documentação de qualquer estado brasileiro precisa pagar anualmente ao governo.

Quem recolhe o IPVA é o SEFAZ,sigla para Secretaria de Estado de Fazenda. Trata-se de um órgão público que cuida das finanças, sendo que cada estado possui o seu.

É comum achar que, por ser um imposto sobre veículo, tudo que for recolhido seja usado no trânsito, porém o dinheiro arrecadado com IPVA, por lei é revertido em melhorias para toda a população, e não só motoristas, com investimentos em áreas como educação, segurança e saúde, por exemplo.

Como é calculado o IPVA?

O valor do IPVA é calculado com base na alíquota definida pela SEFAZ de cada estado e o valor do veículo na tabela FIPE. Por isso, o IPVA não é o mesmo para todos os proprietários, já que cada unidade federativa define a sua própria alíquota e o valor do veículo pode variar de ano a ano, a depender do modelo e do ano de fabricação.

Também é importante lembrar que veículos novos precisam pagar IPVA, mas aí com valor proporcional aos meses restantes do ano após o veículo ser adquirido. Importante ressaltar que, como o IPVA é de competência de cada unidade federativa, as regras podem variar a depender do SEFAZ em questão.

Para tirar qualquer pulga atrás da orelha, saiba que é possível consultar IPVAde forma gratuita pela placa na Zapay. Basta informar a combinação de letras e números da placa do seu carro, sua moto ou seu caminhão para saber o resultado em instantes.

Quais veículos são isentos do IPVA?

Em geral, a regra é que todo proprietário deve pagar o IPVA do veículo anualmente. Mas há alguns casos de isenções, como determinadas profissões, caso de taxistas e mototaxistas, por exemplo, e PCDs, que são pessoas com deficiência, desde que todas as condições sejam devidamente comprovadas junto aos órgãos competentes.

Quem também pode ter isenção de IPVA são os proprietários de veículos escolares e “entidades e pessoas com direito a tratamento diplomático”, como explica o SEFAZ SP.

É importante ressaltar, entretanto, que o SEFAZ, órgão que recolhe o IPVA, pode ter regras e determinações diferentes, a depender da unidade federativa em questão. Por isso, no trânsito, nem sempre o que vale em São Paulo, vale no Rio de Janeiro, por exemplo.

Determinadas doenças também podem resultar em descontos ou isenção de IPVA, assim como veículos com ano de fabricação mais antigos. Mas, de novo, vale a regra de que é preciso consultar, porque as situações podem variar em cada estado do Brasil.

Mas não fique pensando que a consulta é burocrática, pois na Zapay não é. Consulte a situação do seu veículo puxando a placa na Zapay e saiba como pagar IPVA com a gente. É rápido, fácil e seguro.

Como consultar o IPVA só com a placa?

Para consultar o IPVA do seu veículo pela placa, basta acessar o site da Zapay e informar a combinação de letras e números e o seu melhor e-mail.

A consulta é rápida, gratuita, online e sem burocracia na Zapay. Não precisa sair de casa e nem agendar horário, já que tudo pode ser feito a qualquer hora do dia.

Como uma empresa séria, reconhecida no mercado e devidamente habilitada para atuar, a Zapay pode servir como uma espécie de despachante online gratuito para consultas assim.

IPVA de Carro

Quem possui carro no Brasil, esteja ele emplacado em qualquer unidade federativa do país, precisa atentar-se ao imposto que deve ser pago todo ano e não é só isso! Também é preciso ficar de olho no calendário para pagamento, que costuma ser escalonado pelo final da placa do carro, já que o IPVA de carro tem um calendário específico, que é divulgado pelo SEFAZ de cada estado, sempre com publicação em Diário Oficial ao final do ano anterior. Ou seja, no fim de 2023, por exemplo, o SEFAZ precisa divulgar datas e valores para proprietários de carros pagarem o IPVA 2024.

Para saber o valor do IPVA de carro, é preciso fazer uma conta que envolve a alíquota definida para a categoria na sua unidade federativa e também o valor do veículo na tabela FIPE, o que muda a depender do ano do modelo do veículo.

Na dúvida, lembre-se que a consulta pode sempre ser feita na Zapay de graça, com zero burocracia, inclusive para IPVA atrasado.

IPVA de moto

Não é só carro que precisa pagar IPVA, não. Quem possui uma moto com placa e documentação de qualquer unidade federativa também precisa lembrar do IPVA todo ano.

As regras não mudam muito para IPVA de moto: é determinado um calendário escalonado pelo final da placa e o valor a ser pago envolve aquela mesma conta, com a alíquota e o valor da moto da tabela FIPE.

Mas é preciso ficar atento a uma coisa: como moto e carro configuram categorias diferentes, a alíquota definida pelo SEFAZ da unidade federativa pode mudar. Por isso, consulte sempre na Zapay, que é de graça e a consulta pode ser feita em qualquer dia e horário sem nenhuma burocracia pela internet.

É fácil consultar na Zapay apenas puxando pelo número da placa da sua moto. E as condições facilitadoras servem tanto para pagar IPVA de moto do ano vigente tanto para IPVA de moto atrasado.

IPVA de caminhão

Possui um caminhão? Pois é, donos deste tipo de veículo também devem pagar IPVA. Como a categoria é diferente, o valor da alíquota definida pelo SEFAZ de cada unidade federativa do país pode mudar para os proprietários de caminhão.

Além disso, influi no valor final anual do IPVA, também, o modelo e o ano do veículo.

E fique atento: também pode mudar o calendário, geralmente dividido pelo final da placa do caminhão.

Lembre-se que é importante pagar IPVA, porque o dinheiro recolhido deve ser revertido em melhorias para toda a população, além de que sem ele você não pode pedir o licenciamento correndo risco de ter seu veículo apreendido.

Puxe a placa do seu caminhão na Zapay para saber se ele possui algum débito pendente e conheça as condições facilitadoras da Zapay, caso precise pagar, seja do ano vigente, como o IPVA 2021, IPVA 2022, IPVA 2023, ou IPVA atrasado.

A consulta na Zapay é de graça e, se precisar pagar IPVA de caminhão, saiba que é possível parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito através da Zapay, e tudo de forma segura, o que é muito importante, e sem nada de burocracia, já que tudo é simplificado pela internet.

Como pagar IPVA online?

Procurando saber como pagar IPVA online? A solução está aqui, na Zapay, e você só precisa ter em mãos o número da placa e o informar o seu melhor e-mail para fazer a consulta em instantes, que, de quebra, ainda é gratuita.

Fez a consulta e descobriu que tem algum débito? Não precisa se preocupar, a solução também está na Zapay que oferece excelentes condições de pagamento facilitado, como o parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito.

Como emitir boleto de pagamento do IPVA?

Precisa pagar IPVA? Pois saiba que na Zapay você não precisa emitir boleto para fazer isso, já que a gente faz esse processo de pagamento ser muito mais prático, fácil e rápido. Nada de imprimir boleto e esperar a compensação, o que pode demorar.

Com a gente, tudo pode ser feito online, pela internet, sem nada de burocracia. As condições que vão aliviar e facilitar para o seu bolso na Zapay incluem pagar com cartão de crédito em até 12 vezes, via PIX, Ticket Log, voucher ou boleto.

Basta acessar nosso site informando a placa do veículo e o seu melhor email nos campos solicitados e clicar em consulte e pague. Aí, ao seguir o passo a passo, que é intuitivo e fácil, escolha a melhor forma de pagar IPVA para o seu momento e pronto.

Na Zapay, todas as condições de pagamento são pensadas para aliviar o bolso e facilitar a sua vida.

O que acontece se eu não pagar o IPVA?

Sem o IPVA quitado, o proprietário não consegue obter o licenciamento, que é o documento oficial do veículo emitido pelo Detran e cujo porte é obrigatório.

E é muito importante estar com o licenciamento devidamente regulamentado para o ano vigente, pois é ele que assegura, perante autoridades de trânsito, que seu carro, sua moto ou seu caminhão estão em condições de trafegar pelas vias públicas do país.

Não pagar o IPVA em dia pode ocorrer na cobrança de multas e juros, além de impedir a solicitação do licenciamento. E, por sua vez, dirigir ou pilotar moto sem o licenciamento é considerado uma infração de trânsito gravíssima, resultando em multa, pontos na carteira e o veículo ainda pode ser recolhido ao pátio, tendo o proprietário mais essa despesa.

Mas seja qual for o tipo, consulte multas pela placa do veículo de graça na Zapay.

Como emitir 2ª via do IPVA?

Precisou puxar a 2ª via do IPVA? Na Zapay todas as consultas são muito simples, com apenas sua placa e um e-mail você consegue levantar todos os débitos em aberto do seu veículo sem sair de casa.

Como parcelar IPVA?

Se você procura descobrir sobre parcelamento de IPVA, saiba que a solução para isso está aqui na Zapay, uma empresa segura que permite ao proprietário pagar esse imposto em até 12 vezes no cartão de crédito sem nada de burocracia.

Siga o passo a passo a seguir e descubra como é rápido e fácil parcelar IPVA em até 12 vezes no cartão de crédito com a Zapay. Você precisa apenas ter em mãos a combinação de letras e números da placa do seu veículo:.

  1. Digite a placa do seu veículo e pressione o botão "Consultar débitos".
  2. Se existir IPVA em aberto ou mesmo atrasado, ele aparecerá numa nova tela.
  3. Escolha como deseja pagar o IPVA do seu veículo: cartão de crédito em até 12 vezes, PIX, Boleto, Ticketlog e Voucher. Selecione a opção desejada e pressione "Pagar agora".

Também é possível consultar e pagar parcelado outros débitos veiculares como licenciamento e multas na Zapay. Mesmo que estejam atrasados, na Zapay é possível dividir no cartão para quitar esses débitos. Assim, você dirige com tranquilidade e sem dor de cabeça com eventuais blitz.

Além de ser um facilitador de pagamentos automotivos, é na Zapay o lugar ideal para você consultar multas ou outros débitos relativos ao seu veículo.

Outros Serviços

IPVA Atrasado Licenciamento Atrasado Multas Detran Sefaz Despachante Senatran Multas DER Multas DNIT Multas PRF Multas RENAINF IPVA 2024 Licenciamento 2024 DPVAT 2024