meajuda@usezapay.com.brFale conosco: 0800-887-0499

Consulta de débitos veiculares no Detran MG em 12x: IPVA, Licenciamento e Multas

Puxar sua placa no Detran MG nunca foi tão fácil, resolva tudo sem filas parcelando em até 12x!

Ao continuar você está de acordo com o nosso termo de uso e política de privacidade.

Detran-MG
Certificado RA1000 - Reclame Aqui
Seguro - Certificado SSL
Maio Amarelo - Paz no trânsito começa por você

Facilitamos a vida dos proprietários de veículos

Somos a solução para você se livrar das multas, além de pagar IPVA e licenciamento, garantindo aquele alívio não só no seu tempo, mas também no seu bolso.

Cota única IPVA ou Licenciamento

Cota única IPVA ou Licenciamento

Pague agora cota única do IPVA ou Licenciamento MG sem filas e burocracias no Detran MG.

IPVA e Licenciamento MG Parcelado

IPVA e Licenciamento MG Parcelado

Sem grana para pagar seu IPVA ou Licenciamento MG? Parcele tudo em até 12x agora mesmo e fique com seu veículo em dia com os débitos veiculares do Detran MG.

2ª via IPVA e Licenciamento MG

2ª via IPVA e Licenciamento MG

Precisa puxar a 2ª via do IPVA ou licenciamento MG? Faça uma consulta de graça no Detran MG agora e veja condições especiais de pagamento.

Rápido

Em poucos minutos, você consulta os débitos do seu veículo, escolhe o que quer pagar e como quer pagar.

Seguro

Empresa credenciada ao Detran-MG, com certificado de segurança PCI e reconhecimento do Reclame Aqui e Google. Aqui a proteção de seus dados é prioridade.

Fácil

Apenas inserindo a placa do seu veículo, você tem acesso a todos os seus débitos.

+5,5 milhões de consultas em nossos canais

Um número que diariamente cresce, oferecendo segurança e comodidade para proprietários de veículos.

+600 mil veículos
regularizados

Com as soluções Zapay, mais pessoas regularizaram seus veículos em menos tempo e com mais alívio no bolso.

Presença em todos os DETRAN’s

Somos uma empresa credenciada pelo SENATRAN e possuímos a maior cobertura nacional de consultas de veículos.

Zapay na Mídia

Logo do portal de notícias chamado Exame

Empresa de parcelamento de débitos veiculares cresce 333% em 2022

Leia a matéria
Logo do Pequenas Empresas Grandes Negócios

Fintechs encontram oportunidades fora do centro financeiro do país

Leia a matéria
Logo do portal de notícias chamado G1

Zapay, plataforma de liquidação de débitos veiculares

Leia a matéria
Perguntas frequentesFAQ
Outras perguntas
Débitos de Moto no Detran MG

Débitos de Moto no Detran MG

Garanta o pagamento dos débitos da sua Moto no Detran MG em até 12x na Zapay!

Débitos de Carro no Detran MG

Débitos de Carro no Detran MG

Precisa parcelar seus débitos de Carro no Detran MG? Conte com a Zapay para fazer tudo sem sair de casa.

Débitos de Caminhão no Detran MG

Débitos de Caminhão no Detran MG

Facilidade para pagar débitos de Caminhão no Detran MG? A Zapay te ajuda e o melhor, sem filas!

Calendário IPVA 2024 MG Parcelado Carro, Moto e Caminhão

O calendário de pagamento do IPVA 2024 MG no estado de Minas Gerais Parcelado para Carro, Moto e Caminhão já está em vigor, por isso fique atento aos prazos. e pagar seu IPVA no Detran MG.

PlacaParcela 1Parcela 2Parcela 3
1 e 215/01/202419/02/202418/03/2024
3 e 416/01/202420/02/202419/03/2024
5 e 617/01/202421/02/202420/03/2024
7 e 818/01/202422/02/202421/03/2024
9 e 019/01/202423/02/202422/03/2024

Calendário IPVA 2024 MG com Descontos para Carro, Moto e Caminhão

O calendário de pagamento do IPVA 2024 MG com desconto para Carro, Moto e Caminhão já foi divulgado, veja as datas para aproveitar os descontos. e pagar seu IPVA no Detran MG.

Placa3%
1 e 215/01/2024
3 e 416/01/2024
5 e 617/01/2024
7 e 818/01/2024
9 e 019/01/2024

Calendário Licenciamento 2024 MG Parcelado Carro, Moto e Caminhão

O calendário de pagamento do Licenciamento 2024 MG para Carro, Moto e Caminhão já foi divulgado, veja as datas para licenciar seu veículo no Detran MG.

PlacaParcela Vencimento
001/04/2024
101/04/2024
201/04/2024
301/04/2024
401/04/2024
501/04/2024
601/04/2024
701/04/2024
801/04/2024
901/04/2024

Calendário Licenciamento 2024 MG com Descontos para Carro, Moto e Caminhão

O calendário de pagamento do Licenciamento 2024 MG para Carro, Moto e Caminhão já foi divulgado, veja as datas para licenciar seu veículo no Detran MG.

Detran MG: muito além dos atendimentos convencionais, a instituição oferece cursos e até promove premiações!

Todo mundo sabe que o Detran é um órgão que regulariza as questões referentes aos veículos em nível nacional, porém, apesar de seguir alguns padrões, ele também funciona de forma personalizada em cada estado. E, hoje, iremos apresentar a atuação do Detran MG, que reúne algumas particularidades bem interessantes.

Portanto, se você é mineiro, continue lendo esse texto e saiba tudo sobre o Detran MG!

Mas se você estiver procurando informações sobre outros Detrans, então pode clicar em Detran SP; Detran RJ; ou Detran BA. Dessa forma, sua pesquisa será mais objetiva e assertiva.

Detran MG: tudo sobre

Primeiramente, vamos compartilhar uma informação que deixará os moradores de todos os municípios mineiros satisfeitos: há 760 unidades de atendimento do Detran MG espalhadas por todo o estado.

Algumas destas unidades são Delegacias de Polícia Civil, enquanto outras são chamadas de Circunscrição Regional de Trânsito.

Outra curiosidade sobre o Detran MG é que ele oferece cursos sobre educação no trânsito. Interessante, não é? Além disso, a instituição também promove concursos e campanhas educativas. Abaixo, destacamos algumas destas iniciativas!

Um exemplo é a premiação de Motorista e Motociclista Padrão de Minas Gerais, cujo objetivo, de acordo com o portal oficial “é homenagear condutores que tenham se destacado por boas práticas e bons exemplos na direção dos veículos e, assim, valorizar e incentivar o condutor que demonstra atitudes cidadãs no dia a dia no trânsito, de forma responsável, solidária e comprometida com a segurança viária”.

Para participar, o candidato deve se seguir alguns critérios, como: ter, no mínimo, três anos de habilitação nas categorias A, B, C, D ou E, além de conduzir veículos, a fim de servir à população de alguma forma - transporte escolar; táxi; transporte coletivo de passageiros; transporte de carga; transporte de emergência hospitalar; entre outros.

Entre os cursos ofertados, podemos destacar as categorias de cursos a distância, como o de requalificação de instrutores e diretores de CFCs (Centros de Formação de Condutores), e cursos de formação e especialização para condutores (de transporte escolar e transporte de passageiros).

O Detran MG também cumpre as responsabilidades clássicas sendo uma delas o atendimento presencial, que pode ser agendado online e previamente, contribuindo para a otimização do tempo e assertividade para solucionar as questões do condutor.

Como faço para consultar a placa de um veículo no Detran - MG?

Você sabia que, ao consultar veículo Detran MG pela placa, é possível verificar se há alguma irregularidade com o seu bem de quatro rodas? Desde a existência de autuações e multas até restrições financeiras e impostos atrasados.

Ou seja, é uma ótima oportunidade também para quem deseja vender ou comprar um carro e precisa checar seu estado jurídico, digamos assim. Apenas se ele estiver dentro de todos os conformes poderá circular sem problemas pelas ruas e avenidas Minas Gerais afora.

E se você tiver apenas uma informação básica, no caso, a placa do carro, conseguirá acessar todos esses dados! Parece muito bom para ser verdade, mas a Zapay viabiliza essa alternativa. Basta entrar no seu portal ou fazer o download do aplicativo e preencher com o número da placa.

Assim, em alguns segundos, poderá identificar se houver algum problema. Mas não é só isso. Também será possível resolver, se houver. Continue a leitura para entender como fazer isso!

Como consultar licenciamento no Detran Minas Gerais?

Assim como em todos os outros estados, o licenciamento de veículo deve ser pago anualmente em Minas Gerais. A finalidade desse documento é comprovar que o automóvel está dentro de todas as regras de segurança e do meio ambiente, as quais o setor automotivo exige.

Um detalhe importante sobre esse procedimento é que ele é feito gradualmente nos veículos, tendo uma divisão de prazos para pagamento conforme os finais das placas. Por isso, muita atenção ao calendário de licenciamento, que é definido anualmente pelo Detran MG por meio de portaria que indica o limite máximo para circular com o licenciamento do ano anterior. A partir deste cronograma, o novo licenciamento passa a ser exigido para circulação do veículo.

Além disso, para quitar esse débito, o condutor deve ter pagado todos os outros, incluindo multas e impostos, a exemplo do IPVA do Detran MG(Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), sobre o qual falaremos mais adiante.

Mais uma condição para que o licenciamento de veículo seja obtido com sucesso é ter feito o recall, procedimento gratuito que visa consertar algum problema do automóvel identificado pela montadora, evitando acidentes.

Mais um motivo para deixar tudo em ordem quando se trata de licenciamento de veículo Detran MG, é sua obrigatoriedade no estado. Portanto, quando solicitado, ele deve ser apresentado no modelo online ou impresso em folha sulfite.

E o que acontece se não tiver o documento? Bom, essa é uma infração categorizada como gravíssima e faz com que o motorista perca sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), bem como resulta em uma multa de R$ 293,47. Em casos extremos, o automóvel pode até ser removido para o pátio e, então, o proprietário deverá pagar outras taxas até a regularização.

Está preocupado, porque não sabe se o licenciamento do seu veículo está em dia? Mais uma vez, a Zapay irá ajuda-lo! Basta ter a placa do veículo em mãos e acessar o site para confirmar se há algum débito aberto. Faça isso o quanto antes, pois, conforme mencionamos anteriormente, se tiver qualquer irregularidade, não conseguirá fazer o licenciamento, formando uma bola de neve!

Como pagar as taxas do Detran - MG?

Tanto o motorista de primeira viagem quanto o mais maduro sabe que há muitas taxas a serem pagas desde o início da jornada como condutor, sobretudo quem vai tirar a carta de habilitação que precisa pagar, entre outras taxas, as de inscrição, exame médico, exame psicológico, entre outras.

Já para os que querem passar o veículo para frente, é necessário, além de estar com todos os impostos e regularização de multas em dia, pagar a taxa de transferência de veículo no valor de R$ 233,74.

Um ponto importante é que se a transferência de veículo não for conduzida corretamente, haverá mais taxas à vista, aliás, multas!

Caso o proprietário não comunique a venda do Detran MG, ele receberá uma multa de R$195,23, assim como ficará responsável pelas dívidas e infrações que o novo dono cometer. Enquanto isso, a outra parte, que comprou, não conseguirá contratar um seguro, uma vez que o veículo ainda não estará em seu nome.

Estas taxas específicas devem ser pagas ao próprio Detran do estado, bem como a outros órgãos pertinentes, como os próprios Centros de Formação de Condutores (CFCs) - neste caso, os valores podem sofrer alterações, de acordo com a unidade.

Consultar e pagar Multas no Detran - MG

Se você é um motorista que nunca levou uma multa, está de parabéns! Afinal, há muitas infrações que são recorrentes em nosso país. Abaixo, contamos sobre algumas delas e, claro, compartilhamos aquela dica valiosa na hora de fazer a consulta multa Detran MG.

Dirigir embriagado, utilizando o celular, andar acima do limite da via são algumas das multas mais comuns dos brasileiros – e, mais do que comuns, muito perigosas, diga-se de passagem.

Dirigir veículo sem possuir CNH/PPD/ACC, por exemplo, é uma multa classificada como infração gravíssima, resultando em uma multa de R$880,41 e perda de sete pontos na CNH. Deixar de usar o cinto de segurança, por sua vez, entra em infração grave e a punição é uma multa de R$195,23 e perda de cinco pontos na CNH.

Com esses exemplos, deixamos em evidência que existe uma classificação no que diz respeito ao nível de gravidade de infrações: leve, média, grave e gravíssima. Portanto, os valores das multas dependem dessa categorização, assim como a punição (perda de pontos) na carteira de habilitação.

Sabemos o quanto é chato receber uma multa de trânsito e, principalmente, precisar pagar, mas isso é de extrema importância, não só para coibir novas práticas irregulares, como também para seguir com atividades, como a venda do carro e o próprio licenciamento.

Caso você não pague a multa no prazo determinado, por exemplo, estará sujeito ao pagamento de juros de mora e aumento do preço inicial da multa. Em situações extremas, pode ocorrer a inscrição na dívida ativa - esta é a concentração de dívidas que os infratores possuem e cujos credores são os estados ou a União. Como consequência, o proprietário do veículo pode ter seus bens bloqueados.

Se você deixar de pagar as multas do Detran MG e não portar o CRLV, correrá riscos de ter seu veículo apreendido pelas autoridades policiais.

Está com muitas infrações pendentes de pagamento e já não sabe mais o que fazer? Ajudaria se soubesse como parcelar suas multas no Detran MG, correto? Na Zapay, você tem essa possibilidade. Isso porque, pela nossa plataforma, consegue parcelar em até 12 vezes!

Consultar e pagar IPVA no Detran MG

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e sua cobrança é feita anualmente pelos governos estaduais. O valor muda de estado para estado e é resultado do cálculo sobre o preço estimado do carro na tabela FIPE, criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Esta é reconhecida por divulgar preços médios de mercado de carros.

Assim como o licenciamento, o IPVA também acontece de forma faseada e o valor total pode ser parcelado em três vezes, sendo que, geralmente, há um desconto para quem pagar o valor integral em determinada data.

Em caso de atraso, o proprietário ainda pode receber multa de 0,3% ao dia até 30º dia; multa de 20% após o 30º dia, além de juros calculados pela Taxa Referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

E lá vai mais uma recomendação: não deixe tudo para última hora e se já estiver atrasado em relação a algum débito, a hora para quitá-lo é agora, pela Zapay. Afinal, você consegue centralizara consulta da situação legal do seu veículo e fazer sua regularização no mesmo lugar!

Se você preferir ter um atendimento presencial, também pode contar conosco, pois temos 24 Detran’s conveniados e espalhados por todo Brasil!

Agora, dê uma olhada no passo a passo para fazer a consulta e pagamento dos seus débitos no Detran - MG 100% online:

  1. Consultar os débitos pela placa do veículo;
  2. Se existirem débitos em aberto, estas informações aparecerão na tela. É preciso se cadastrar na Zapay e criar um usuário e uma senha. Com isso, você poderá selecionar o débito que deseja pagar ao clicar no botão “Pagar agora”.
  3. Escolha a forma de pagamento que melhor cabe no seu bolso e no planejamento familiar. Você pode efetuar a quitação em até 12 vezes no cartão de crédito, fazer um PIX e pagar via boleto. É só escolher a melhor opção para o seu bolso!

Esperamos que tenha aprendido bastante com esse artigo e que possa aplicar da melhor forma para continuar seguindo viagem com o seu veículo, seja em Minas Gerais, seja em qualquer outro lugar!

Outros Serviços em MG

IPVAIPVA Atrasado MGLicenciamentoLicenciamento Atrasado MGDívida Ativa MGMultas MGSefaz MGDespachante MGSenatran MGMultas DER MGMultas DNIT MGMultas PRF MGMultas RENAINF MGIPVA 2024 MGIPVA 2025 MGLicenciamento 2024 MGLicenciamento 2025 MGDPVAT 2024 MGDPVAT 2025 MG

Consulte Detran em outros estados: