meajuda@usezapay.com.brFale conosco: 0800-887-0499

DETRAN-RJ
Consulte IPVA 2024, licenciamento e multas

Descubra todos o s débitos do seu veículo sem pagar nada por isso e resolva parcelando tudo em até 12x!

Ao continuar você está de acordo com o nosso termo de uso e política de privacidade.

Detran-RJ
Certificado RA1000 - Reclame Aqui
Seguro - Certificado SSL
Mês do Consumidor

Facilitamos a vida dos proprietários de veículos

Somos a solução para você se livrar das multas, além de pagar IPVA e licenciamento, garantindo aquele alívio não só no seu tempo, mas também no seu bolso.

Cota única IPVA ou Licenciamento

Cota única IPVA ou Licenciamento

Pague agora cota única do IPVA ou Licenciamento RJ sem filas e burocracias no Detran RJ.

IPVA e Licenciamento RJ Parcelado

IPVA e Licenciamento RJ Parcelado

Sem grana para pagar seu IPVA ou Licenciamento RJ? Parcele tudo em até 12x agora mesmo e fique com seu veículo em dia com os débitos veiculares do Detran RJ.

2ª via IPVA e Licenciamento RJ

2ª via IPVA e Licenciamento RJ

Precisa puxar a 2ª via do IPVA ou licenciamento RJ? Faça uma consulta de graça no Detran RJ agora e veja condições especiais de pagamento.

Rápido

Em poucos minutos, você consulta os débitos do seu veículo, escolhe o que quer pagar e como quer pagar.

Seguro

Empresa credenciada ao Detran-RJ, com certificado de segurança PCI e reconhecimento do Reclame Aqui e Google. Aqui a proteção de seus dados é prioridade.

Fácil

Apenas inserindo a placa do seu veículo, você tem acesso a todos os seus débitos.

+5,5 milhões de consultas em nossos canais

Um número que diariamente cresce, oferecendo segurança e comodidade para proprietários de veículos.

+600 mil veículos
regularizados

Com as soluções Zapay, mais pessoas regularizaram seus veículos em menos tempo e com mais alívio no bolso.

Presença em todos os DETRAN’s

Somos uma empresa credenciada pelo SENATRAN e possuímos a maior cobertura nacional de consultas de veículos.

Zapay na Mídia

Logo do portal de notícias chamado Exame

Empresa de parcelamento de débitos veiculares cresce 333% em 2022

Leia a matéria
Logo do Pequenas Empresas Grandes Negócios

Fintechs encontram oportunidades fora do centro financeiro do país

Leia a matéria
Logo do portal de notícias chamado G1

Zapay, plataforma de liquidação de débitos veiculares

Leia a matéria
Perguntas frequentesFAQ
Outras perguntas
Débitos de Moto no Detran RJ

Débitos de Moto no Detran RJ

Garanta o pagamento dos débitos da sua Moto no Detran RJ em até 12x na Zapay!

Débitos de Carro no Detran RJ

Débitos de Carro no Detran RJ

Precisa parcelar seus débitos de Carro no Detran RJ? Conte com a Zapay para fazer tudo sem sair de casa.

Débitos de Caminhão no Detran RJ

Débitos de Caminhão no Detran RJ

Facilidade para pagar débitos de Caminhão no Detran RJ? A Zapay te ajuda e o melhor, sem filas!

Saiba curiosidades sobre o Detran RJ e dicas para facilitar o pagamento dos débitos do seu automóvel.

Está com dúvidas sobre licenciamento, IPVA e outras taxas, além de querer saber mais sobre as funcionalidades do Detran RJ? Então, você chegou ao lugar certo condutor carioca! Afinal, a seguir compartilhamos todas as informações necessárias para você deixar o seu veículo em conformidade com as leis e impostos para circular livremente pelas belíssimas ruas da cidade maravilhosa!

Vamos falar sobre a importância da consulta da placa no Detran RJ e diversos outros procedimentos, que, com as nossas dicas ficarão muito mais fáceis de serem concluídos! E se você é de outra região do sudeste ou tem algum amigo condutor que seja, então, pode clicar em um dos links a seguir e ir adiante com a sua pesquisa sobre Detran SP; Detran MG; e Detran ES.

Detran RJ: Tudo sobre

Entre os marcos históricos do Detran RJ, está a informatização do órgão, implementada em 1992. Assim, à medida em que se processavam as novas informações e alterações, todos os dados registrados nas antigas fichas foram sendo transferidos para o computador.

Além disso, você sabia que desde agosto de 1999, o Detran RJ é responsável pelo serviço de Identificação Civil e pelo fornecimento das carteiras de identidade aos cidadãos do estado do Rio de Janeiro?

E para assumir as novas funções com segurança máxima, o Detran do Rio de Janeiro optou por usar, com pioneirismo dentro do território nacional, a tecnologia Automated Fingerprint Identification System - processo que viabiliza o tratamento das impressões digitais de forma computadorizada, garantindo a cada pessoa apenas um registro de identidade (RG) no estado, o que não ocorria no passado em razão das limitações do método manual aplicado.

Dentro deste período, o Detran RJ instalou uma rede composta por aproximadamente 181 postos de identificação, entre próprios e conveniados, contemplando todos os municípios do estado.

Embora tenha ampliado seu escopo de atividades durante os últimos anos, o Detran continua realizando uma de suas mais importantes tarefas: a área de habilitação. O órgão seleciona e aprova os candidatos a motorista aptos a dirigir e emite documentos, bem como administra modelos distintos de carteiras de habilitação para poder atender aos novos critérios.

O Detran RJ ainda acompanha todo o ciclo de vida dos veículos: desde sua produção na fábrica até o momento em que ele chega ao consumidor, passando pelo seu registro no banco de dados do órgão e, consequentemente, no sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Atualmente, o Detran RJ promove uma série de iniciativas para facilitar a vida do motorista de forma personalizada. Exemplos disso são: DETRAN E VOCÊ, um canal que envia ao cliente, por e-mail, informações úteis sobre diversos serviços que são prestados pelo departamento (aviso sobre a data de vencimento da CNH e da Carteira de Identidade e alerta sobre o prazo de licenciamento dos veículos são alguns deles).

Outra ação propositiva é o Detran RJ Mulher, cuja missão é honrar o compromisso do Governo do Estado do Rio de Janeiro no que diz respeito à valorização da mulher e conscientizar a população sobre o papel das mulheres no trânsito e na sociedade.

Como consultar placa no Detran RJ?

RG para as pessoas, placa para os veículos. Isso porque o combinado entre letras e números forma a identidade oficial do automóvel e, portanto, com ela, é possível ter acesso a informações específicas, como multas, ano de fabricação, eventuais sinistros e acidentes no qual tenha envolvimento, e o histórico de revenda, caso tenha passado por esse processo.

A partir da consulta de placa no Detran RJ, o proprietário pode conferir a situação legal do seu bem. E é extremamente fácil e rápido: basta ter esse dado e inserir no app ou no portal da Zapay. Então, você poderá conferir os dados, bem como as formas de pagamento exclusivas de possíveis pendências do seu veículo.

Então, que tal terminar de ler este artigo e aproveitar para testar o nível de facilidade para fazer a consulta da placa do seu carro no Detran RJ pela Zapay?

Como consultar licenciamento no Detran Rio de Janeiro?

O licenciamento de veículo, cuja finalidade é comprovar que o automóvel está de acordo com todas as regras de segurança e do meio ambiente, as quais o setor automotivo exige, é obrigatório e anual. E olha que interessante: além de consultar multas no Detran RJ, pela placa do carro, você também verifica a situação do licenciamento do seu carro pela Zapay.

Após a confirmação e registro do pagamento do licenciamento, é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e). No caso do Detran RJ, especificamente, este é obtido por meio do acesso ao Posto Digital do Detran.RJ, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

A primeira etapa é fazer o registro no portal gov.br, que, resumidamente, é o cadastro do governo federal para documentação. Inclusive, nele, o motorista também pode baixar a CNH Digital, aceita em todo o Brasil.

Também precisamos dizer que o licenciamento é feito de forma gradual nos veículos. Isso quer dizer que a data limite muda conforme os finais das placas. E, no caso de como pagar licenciamento Detran RJ, você deve ficar atento também aos prazos para pagar o IPVA, já que a quitação deste imposto é uma das condições para concluir o licenciamento também.

Porém, o IPVA em dia não é a única condição para conseguir pagar o seu licenciamento no Detran do Rio de Janeiro. O pagamento das multas também é essencial e, por isso, é tão importante fazer a consulta de sua placa no sistema do Detran RJ.

Lembre-se: o pagamento do licenciamento é obrigatório. De acordo com o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), há previsão de aplicação de multa de R$ 293,47, perda de sete pontos na CNH, podendo chegar à apreensão do veículo em caso de não quitação.

Como pagar as taxas do Detran RJ?

Taxas de inscrição, taxas de exame médico, taxas de exame psicológico… Todo motorista reconhece que há muitas taxas a serem pagas desde o início da sua vida de condutor. E elas são muito importantes para que os processos sejam concluídos com êxito!

Aqui vamos explicar quais são as diferenças entre o Detran e a Zapay, já que nossa plataforma tem como objetivo facilitar o pagamento de multa Detran RJ, por exemplo.

Os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) têm a responsabilidade de exigir e impor que as leis de trânsito sejam cumpridas no âmbito de sua jurisdição. Já a Zapay é uma startup de tecnologia credenciada pelo Detran em mais de 25 estados do Brasil, permitindo que você realize o pagamento de débitos do seu veículo de maneira parcelada, que podem ou não estar registrados no Detran.

Por isso, certas taxas, principalmente aquelas associadas a burocracias, só podem ser regularizadas junto ao Detran RJ - o órgão oficial. É o caso daquelas atreladas à primeira habilitação ou emissão da segunda via do documento, por exemplo.

Consultar e pagar Multas no Detran RJ

Se você é um motorista que nunca levou uma multa, está de parabéns! Afinal, há muitas infrações que são recorrentes em nosso país. Abaixo, contamos sobre algumas delas e, claro, compartilhamos aquela dica valiosa na hora de fazer a consulta multa Detran RJ.

No caso do Rio de Janeiro, que possui belíssimas praias, você também deve ficar atento às infrações relacionadas ao estacionamento dos carros na faixa de areia, por exemplo, pois estas podem estar entre as possíveis multas.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), parágrafo único do art. 2º do CTB, as praias abertas à circulação também são classificadas como vias terrestres. Portanto, exceto restrições particulares, definidas pelo município ao qual a praia pertence, a circulação pelas por essas áreas é permitida.

Um dos critérios para que isso seja viável é o tamanho da faixa de areia, que deve ser adequada para a concentração de pessoas e seus veículos. Então, cheque a sinalização, placas e agentes responsáveis pelo trânsito nestes locais e, assim, ficar longe dos estacionamentos indevidos.

Uma multa por estacionar em local inapropriado pode custar até R$ 293,47 e adicionar até 7 pontos à carteira de habilitação.

Falando em punições provenientes de multa, veja algumas outras: dirigir veículo sem possuir CNH/PPD/ACC é uma multa classificada como infração gravíssima, resultando em uma multa de R$880,41 e perda de sete pontos na CNH.

Enquanto isso, não usar o cinto se enquadra em infração grave e a punição é mais severa: uma multa de R$195,23 e perda de cinco pontos na CNH.

Com esses exemplos, note que a classificação quanto ao nível de gravidade de infrações varia entre: leve, média, grave e gravíssima. E os valores das multas dependem dessa categorização, assim como a perda de pontos na carteira de habilitação - ao atingir 20 pontos ou mais no período de 12 meses, o motorista perde a carteira, automaticamente.

Caso você não pague a multa no prazo determinado, por exemplo, estará sujeito ao pagamento de juros de mora e aumento do preço inicial da multa. Em situações extremas, pode ocorrer a inscrição na dívida ativa - esta é a concentração de dívidas que os infratores possuem e cujos credores são os estados ou a União. Como consequência, o proprietário do veículo pode ter seus bens bloqueados.

Se você deixar de pagar as multas do Detran RJ e não portar o CRLV, correrá riscos de ter seu veículo apreendido pelas autoridades policiais.

Está com muitas infrações pendentes de pagamento e já não sabe mais o que fazer? Ajudaria se soubesse como parcelar suas multas no Detran RJ, correto? Na Zapay, você tem essa possibilidade. Isso porque, pela nossa plataforma, consegue parcelar em até 12 vezes.

Consultar e pagar IPVA no Detran RJ

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e sua cobrança é feita anualmente pelos governos estaduais. O valor muda de estado para estado e é resultado do cálculo sobre o preço estimado do carro na tabela FIPE, criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Esta é reconhecida por divulgar preços médios de mercado de carros.

Assim como o licenciamento, o IPVA do Detran RJ também acontece de forma faseada e o valor total pode ser parcelado em três vezes – em 2022, por exemplo, os pagamentos foram solicitados para janeiro, fevereiro, março e abril –, sendo que, geralmente, há um desconto para quem pagar o valor integral em determinada data.

Por outro lado, em caso de atraso, o proprietário ainda pode receber multa que vai sendo acumulada diariamente, podendo chegar a 20% do valor, além de serem acrescentados juros mensais, calculados pela Taxa Referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

E lá vai mais uma recomendação: não deixe que os prazos passem! Para isso, fique atento aos calendários oficiais. Mas, caso já esteja com algum débito atrasado, a hora para quitá-lo chegou! Basta conferir o passo a passo que compartilhamos abaixo, para você usar a plataforma da Zapay.

Faça a consulta e pagamento dos seus débitos no Detran RJ online:

  1. Consultar os débitos pela placa do veículo;
  2. Se existirem débitos sem pagamento, estas informações irão constar na tela. É preciso se cadastrar na Zapay e criar um usuário e uma senha. Com isso, você poderá selecionar o débito que deseja pagar ao clicar no botão “Pagar agora”.
  3. Escolha a forma de pagamento que melhor cabe no seu bolso e no planejamento familiar. Você pode efetuar a quitação em até 12 vezes no cartão de crédito, fazer um PIX e pagar via boleto. É só escolher a melhor opção para o seu bolso!

Agora que você já está por dentro de todas as informações importantes sobre impostos, taxas e funcionalidades do Detran RJ e da Zapay, pode colocar nossas dicas em prática e deixar seu carro alinhado a todas as regras, prontinho para circular, viajar e passear sem preocupações!

Qual a relação do GRT e o Detran RJ?

GRT significa Guia de Regularização de Taxas, ela é uma taxa para o pagamento do CRLV e licenciamento do Detran RJ. Ao fazer o pagamento do GRT você conseguirá emitir o seu licenciamento, essa taxa junto ao Licenciamento pode ser consultada e parcelada na Zapay em até 12 vezes no cartão de crédito.

O que é o DUDA no Detran RJ?

DUDA é a sigla para Documento Único de Arrecadação do Detran, ele é emitido no estado do Rio de Janeiro e é um comprovante de pagamentos de taxas como: habilitação, vistoria, transferência de veículo, mudança ou inclusão de categoria, baixa de gravame, entre outras. Todos os tipos de serviços burocráticos do veículo no Detran RJ são pagos através do DUDA, todo DUDA, quando emitido, gera um número que fica visível no boleto.

Diferença entre o DUDA e o GRT

Enquanto o GRT é a taxa que serve para o pagamento anual do Licenciamento de veículos no Detran do Rio de Janeiro o DUDA serve para serviços em geral, como transferência, vistoria, mudança ou inclusão de categoria, baixa de gravame e outros tipos de serviços específicos no estado do Rio de Janeiro.

Como parcelar DUDA e GRT

Com a Zapay você pode parcelar DUDA, GRT e todos os débitos do seu veículo em até 12x no cartão de crédito, faça uma consulta grátis e fique em dia com seus débitos veiculares como IPVA, Multas e Licenciamento.

Outros Serviços em RJ

IPVA Atrasado RJLicenciamento Atrasado RJMultas RJSefaz RJDespachante RJSenatran RJMultas DER RJMultas DNIT RJMultas PRF RJMultas RENAINF RJIPVA 2024 RJLicenciamento 2024 RJDPVAT 2024 RJ

Consulte Detran em outros estados: