meajuda@usezapay.com.brFale conosco: 0800-887-0499

Licenciamento 2023
Consulta On-line e Parcelamento em até 12x

Descubra todos os débitos do seu veículo sem pagar nada por isso e resolva parcelando tudo em até 12x!

Ao continuar você está de acordo com o nosso termo de uso e política de privacidade.

Certificado RA1000 - Reclame Aqui
Seguro - Certificado SSL
Licenciamento 2023

Facilitamos a vida dos proprietários de veículos

Somos a solução para você se livrar das multas, além de pagar IPVA e licenciamento, garantindo aquele alívio não só no seu tempo, mas também no seu bolso.

Cota única Licenciamento 2023

Cota única Licenciamento 2023

Pague agora cota única do Licenciamento 2023 sem filas e burocracias.

Licenciamento 2023 Parcelado

Licenciamento 2023 Parcelado

Sem grana para pagar seu Licenciamento 2023? Parcele tudo em até 12x agora mesmo e fique com seu veículo em dia com os débitos veiculares.

2ª via Licenciamento 2023

2ª via Licenciamento 2023

Precisa puxar a 2ª via do Licenciamento 2023? Faça uma consulta de graça agora e veja condições especiais de pagamento.

Rápido

Em poucos minutos, você consulta os débitos do seu veículo, escolhe o que quer pagar e como quer pagar.

Seguro

Empresa credenciada ao Detran, com certificado de segurança PCI e reconhecimento do Reclame Aqui e Google. Aqui a proteção de seus dados é prioridade.

Fácil

Apenas inserindo a placa do seu veículo, você tem acesso a todos os seus débitos.

+5,5 milhões de consultas em nossos canais

Um número que diariamente cresce, oferecendo segurança e comodidade para proprietários de veículos.

+600 mil veículos
regularizados

Com as soluções Zapay, mais pessoas regularizaram seus veículos em menos tempo e com mais alívio no bolso.

Presença em todos os DETRAN’s

Somos uma empresa credenciada pelo SENATRAN e possuímos a maior cobertura nacional de consultas de veículos.

Zapay na Mídia

Logo do portal de notícias chamado Exame

Empresa de parcelamento de débitos veiculares cresce 333% em 2022

Leia a matéria
Logo do Pequenas Empresas Grandes Negócios

Fintechs encontram oportunidades fora do centro financeiro do país

Leia a matéria
Logo do portal de notícias chamado G1

Zapay, plataforma de liquidação de débitos veiculares

Leia a matéria
Perguntas frequentesFAQ
Outras perguntas
Licenciamento  2023 de Moto

Licenciamento 2023 de Moto

Garanta o pagamento do seu Licenciamento 2023 de Moto em até 12x na Zapay!

Licenciamento  2023 de Carro

Licenciamento 2023 de Carro

Precisa parcelar seu Licenciamento 2023 de Carro? Conte com a Zapay para fazer tudo sem sair de casa.

Licenciamento  2023 de Caminhão

Licenciamento 2023 de Caminhão

Facilidade para seu Licenciamento 2023 de Caminhão? A Zapay te ajuda e o melhor, sem filas!

Licenciamento 2023

Não basta tirar a CNH e estar no banco do motorista para sair dirigindo por aí. No Brasil, um documento fundamental para transitar pelas vias terrestres de todo o país é o chamado licenciamento do veículo, um documento que deve ser renovado todo ano e atesta que o carro, a moto, o caminhão ou o reboque estejam aptos e de acordo com as normas do Detran

Confira o calendário de pagamento do licenciamento 2023 e saiba como consultar, quando pagar e se é possível conseguir algum tipo de desconto ou parcelamento para se planejar. 

E fique ligado porque os valores para licenciamento sofreram mudanças em 2023, mas a Zapay está aqui para lhe ajudar a não passar aperto.

De acordo com o artigo 130 do Código de Trânsito Brasileiro, todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, para transitar na via deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do estado ou do Distrito Federal onde estiver registrado o veículo.

O Art. 230, V, do Código de Trânsito Brasileiro também prevê aplicação de multa, perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apreensão do veículo, caso o licenciamento de 2023 não esteja regularizado. 

Aqui vamos ajudá-lo a entender mais sobre a importância do licenciamento 2023, quando solicitá-lo e quando utilizá-lo. 

Tudo sobre Licenciamento 2023 de carro, moto e caminhão

Com a chegada de um novo ano, os proprietários de veículos devem sempre se preocupar com a documentação do seu automóvel – seja carro, de passeio ou comercial; moto; ou caminhão. 

Além de IPVA, seguro e revisões, entre outras taxas e gastos, estar em dia com o licenciamento 2023 do seu veículo é essencial para transitar com tranquilidade pelas vias do país.

Mas fique tranquilo! A Zapay está aqui para lhe ajudar e para facilitar ao máximo todos esses processos de forma clara, segura e sem burocracia. 

O licenciamento anual digital do seu veículo, também chamado de CRLV-e, é a emissão do novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. O valor a ser cobrado é de responsabilidade do Detran, por isso a taxa varia de estado para estado. 

O pagamento do licenciamento 2023 tem um calendário próprio e deve ser renovado anualmente. Não vacile com atrasos ou esquecimentos. E conte sempre com nós, aqui da Zapay, para ajudar você..

Primeiro de tudo, não se esqueça que para concluir o licenciamento 2023 é preciso estar em dia com todas as obrigações e documentação do veículo, como pagamento do IPVA, pagamento de multas e estar com o veículo devidamente licenciado no ano anterior, ou seja, nada de ficar com o Licenciamento atrasado.

Não se esqueça de quitar todas as multas antes de solicitar o licenciamento 2023 do seu veículo. 

Também é preciso que o veículo esteja devidamente emplacado (seja com o padrão Mercosul ou a placa cinza de três letras). 

E o que são essas obrigações para conseguir o licenciamento 2023? O veículo não deve ter restrições judiciais ou administrativas, como falta de transferência, apreensão, registro de furto ou roubo.

Regularize tudo isso com a ajuda da Zapay!

Na Zapay você pode parcelar seus tributos em até 12 vezes no cartão de crédito. Também é possível consultar todas pendências do seu automóvel, inclusive as necessárias para entrar com o pedido do licenciamento 2023 do seu veículo.

Licenciamento 2023 para veículos GNV

E atenção proprietários de veículos a gás natural (GNV), que devem ter outros cuidados para conseguir o licenciamento 2023: é preciso fazer a inspeção anual de segurança veicular e estar com o laudo em dia antes de pagar o licenciamento do ano vigente. 

O laudo da inspeção para proprietários de veículos a gás natural (GNV) deve estar válido e não pode ter sido usado para emitir outro licenciamento (exceto se foi emitido em até 60 dias antes da data do licenciamento).

Como é o licenciamento?

De porte obrigatório, é o documento do licenciamento 2023 que permite a você circular com o veículo. O licenciamento, assim como a CNH, deve estar sempre em porte do motorista, que deve apresentá-lo a autoridades de trânsito sempre que for solicitado. Por isso, esteja sempre com o seu licenciamento em mãos. 

Não se esqueça de regularizar todos os documentos e multas do seu veículo com a ajuda da Zapay. 

Ao sair com  seu veículo sem regularizar o licenciamento anual é considerado uma infração gravíssima de trânsito, com penalidade de multa e apreensão do veículo; além de medida administrativa, que é a remoção do veículo, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. 

Quem não apresentar o licenciamento 2023 também pode ser punido com sete pontos na carteira.

Portanto, atente-se a duas coisas: estar com o licenciamento do seu veículo em dia (e a ausência disso pode lhe custar uma multa de R$293,47), além de estar com ele em mãos sempre que transitar por vias públicas.

Confira como imprimir o licenciamento 2023

A pandemia de covid, surgida no mundo em 2019, acelerou muitos processos burocráticos que, antes, eram feitos apenas de modo presencial e era preciso tempo para ir até uma localidade fazer a solicitação de licenciamento. 

Desde 8 de maio de 2020, a emissão do licenciamento anual é feita pela internet, totalmente de forma digital. 

Para facilitar tudo na sua vida, use o mecanismo de busca da Zapay, Digite a placa do seu veículo e um e-mail de contato, após isso todos os seus débitos serão exibidos na tela, escolha a melhor forma de pagar para você e siga as instruções de pagamento.

Após a aprovação do pedido, os débitos irão ser liquidados junto à rede bancária.

Depois desse processo, o DETRAN solicita até 2 dias úteis para que os débitos sejam baixados no sistema.

Realizado isso, a  impressão do licenciamento 2023 do seu veículo estará disponível no portal do Detran, no aplicativo CDT - Carteira Digital de Trânsito do governo federal, ou no portal de serviços do Senatran. 

Caso prefira, você pode solicitar uma cópia impressa do documento de licenciamento de 2023 do veículo em uma unidade de atendimento do Detran. Para isso, é preciso se dirigir até uma unidade e apresentar um documento de identificação pessoal. 
Se você for imprimir em casa, lembre-se de usar folha sulfite branca A4, sem timbre, marca d'água ou equivalente. Imprima de forma devida e ande sempre com esse documento no seu veículo. 

E olha que notícia boa! Para solicitar o licenciamento do seu veículo não é mais preciso pagar a taxa DPVAT, de acordo com decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Lembre-se: imprima e esteja sempre com o seu licenciamento em mãos quando sair com seu veículo para evitar multas, retenção do veículo e pontos na carteira. 

Se o veículo for apreendido por você estar sem o licenciamento 2023, deverá pagar as diárias do pátio referente ao período em que o veículo estiver apreendido.

Solicitar o documento digital é para todos os tipos de veículos? 

Não! E é preciso atenção quanto a isso: apesar desse processo ser digital para grande parcela do público, o licenciamento segue sendo obrigatoriamente presencial para proprietário de veículos oficiais, com bloqueios administrativos ou cujo proprietário tenha morrido. 

Quem deve solicitar o licenciamento 2023?

Nos casos de veículo de pessoa física, quem deve fazer a solicitação do licenciamento 2023 é o proprietário do veículo ou por meio de um procurador.

Nos casos de veículo de pessoa jurídica, o mesmo se aplica a quem deve solicitar o licenciamento 2023 é proprietário ou representante legal da pessoa jurídica que deve realizar o licenciamento.

Valor do Licenciamento 2023

A data para pagamento do licenciamento 2023 é dividida com base nas placas do veículo e o valor a ser pago para a emissão do documento varia para cada estado e das condições do seu veículo. Geralmente, os valores variam entre R$100 e R$200.

Neste ano, por exemplo, o licenciamento 2023 teve um reajuste de 7,1% no estado de São Paulo. O pagamento da taxa passou a ser de R$ 155,23 (em 2022, essa taxa era de R$ 144,86).

Seja qual for a placa do seu carro, moto ou caminhão, o pagamento do licenciamento começa a partir de julho, mas é possível antecipá-lo desde janeiro. Entretanto, não há desconto para quem optar por pagar antecipadamente. 

Atenção: o pagamento do licenciamento deve ser feito até o último dia útil do mês referente ao número final da placa. Caso isso não ocorra, o proprietário poderá sofrer sanções como multa e juros, além de não conseguir tirar o licenciamento 2023 do veículo. 

O licenciamento é válido até a data término que consta no documento. E lembre-se que você deve sempre ter em mãos o licenciamento do seu veículo do ano vigente para circular com seu veículo. 

A partir do dia 1º do mês seguinte do término da data que consta no documento, o veículo só pode circular se você estiver com um novo.

Como consultar Licenciamento 2023

Antes de consultar o licenciamento 2023 do seu veículo e realizar o pagamento, é preciso quitar o IPVA e DPVAT. 

Caso o proprietário de veículo automotor tenha enfrentado algum imprevisto e, por alguma razão, não conseguiu manter o IPVA em dia, é necessário entrar no site ou app da Zapay emitir uma nova guia, calculada com as multas e uma data de pagamento atualizada. 

Não deixe para depois, pois estar com IPVA regulamentado é item essencial para conseguir o licenciamento do seu veículo. 

A boa notícia é que desde 2021 o DPVAT (que é o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não) é igual a zero para todas as categorias de veículos. Mas é preciso quitar débitos pendentes de anos anteriores.

Calendário do Licenciamento 2023

O pagamento do licenciamento 2023 é dividido com base nas placas do veículo. O calendário de pagamento do licenciamento começa sempre em julho. Mas, apesar disso, você já pode fazer o licenciamento antecipado a partir de 2 janeiro até junho. 

A taxa é a mesma para veículos novos e usados e não há desconto para quem paga antecipado.

O Calendário do Licenciamento 2023 é igual para todos os estados? 

As datas para o pagamento mudam um pouco de acordo com o estado e o tipo de veículo. Só para citar um exemplo, o calendário para solicitar o licenciamento 2023 em SP começa em julho. Mas, para caminhões começa em setembro. 

Consulte as datas do seu estado para saber todos os prazos. O site da Zapay também conta com páginas para cada estado brasileiro e o Distrito Federal. Navegando por essas abas, além dos prazos, você encontra formas acessíveis de parcelar e quitar diversas taxas. Como parcelar o licenciamento 2023 de carro, moto e caminhão.

Não é possível parcelar o licenciamento 2023 do seu veículo através dos recolhimentos em bancos. 

Mas na Zapay você pode fazer o pagamento do licenciamento 2023 em até 12x. E dá para fazer tudo via internet ou de forma presencial, em um dos nossos postos espalhados pelo Brasil.

Não deixe para depois, o licenciamento é essencial em todos os casos, tanto para quem usa o veículo para atividades pessoais quanto para quem trabalha como motorista.

Você pode pagar todos os débitos do seu carro, sua moto ou seu caminhão pela Zapay. Somos a solução para você conseguir pagar tudo sem aperto, garantindo aquele alívio não só no seu tempo, mas também no seu bolso.

Consulte a placa do seu automóvel de graça e saiba sobre a situação dele. Faça tudo isso de forma gratuita sem sair de casa e ainda parcele tudo em até 12x, não deixe seu veículo irregular.

Outros Serviços

IPVAIPVA Atrasado LicenciamentoLicenciamento Atrasado Dívida Ativa Multas Detran Sefaz Despachante Senatran Multas DER Multas DNIT Multas PRF Multas RENAINF IPVA 2024 IPVA 2025 Licenciamento 2024 Licenciamento 2025 DPVAT 2024 DPVAT 2025

Estados no Sudeste que podemos consultar débitos

Estados no Sul que podemos consultar débitos

Estados no Centro-oeste que podemos consultar débitos

Estados no Nordeste que podemos consultar débitos

Estados no Norte que podemos consultar débitos