Diante da crise socioeconômica que vivemos, não é raro que alguns condutores acabem se atrapalhando com as finanças pessoais e, consequentemente, deixando de quitar algumas obrigações, como impostos relacionados ao veículo. Tal fato é muito ruim, pois, além da dívida, o automóvel acaba ficando irregular para circular pelas vias públicas brasileiras.
Por isso, a Zapay preparou este conteúdo para auxiliar os proprietários de veículos com o parcelamento IPVA atrasado São Paulo – ou seja, aqueles que estejam com este imposto em atraso e querem quitá-lo, seguindo os procedimentos do Detran SP. Embora este seja um conteúdo direcionado aos motoristas de São Paulo, condutores dos estados vizinhos podem também colher boas dicas para resolver as respectivas situações.
Aprenda como parcelar IPVA atrasado, como consultar o imposto, qual é o procedimento a ser feito sem dores de cabeça e quem é isento. Vem com a Zapay e saiba dicas e informações sobre como parcelar IPVA atrasado SP. Confira!
O que é o IPVA Atrasado SP?
Antes de sabermos qual é o melhor caminho para pagar IPVA atrasado SP parcelado, vale a pena compreendermos: afinal, o que é IPVA e por que ele é tão importante?
Trata-se do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que incide sobre a propriedade de veículos – ou seja, a ser pago por todos aqueles que detém um carro, moto, ou qualquer outro veículo automotivo, em seu nome. O IPVA recai sobre veículos novos, seminovos e usados – nunca se esqueça disso – e não diz respeito a embarcações nem a aeronaves. O IPVA é um imposto estadual, de modo que apenas os estados brasileiros e o Distrito Federal têm o poder de instituí-lo.
Ainda: é possível saber mais sobre as bases do IPVA ao acessar o artº 155, Inciso III, da Constituição Federal. Nele consta que “Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre [...] (III) propriedade de veículos automotores”.
Cada estado tem autonomia para estabelecer um critério próprio a ser utilizado na alíquota do imposto. Podemos utilizar o estado de São Paulo como exemplo para ilustrarmos a alíquota. Para o IPVA de 2022 em SP, a cobrança sobre o valor do veículo foi de 4% para automóveis, 2% para motocicletas e similares, caminhonetas cabine simples, micro-ônibus, ônibus, maquinário pesado e caminhões foi 1,5%. Veículos de locadoras tem alíquota de 1%. Sendo assim, a base de cálculo é o valor venal do veículo, estabelecido pelo estado que cobra o imposto. Mas o que seria o valor venal? Trata-se de uma estimativa feita pelo Poder Público sobre o preço de determinados bens – sua função é servir como base para o cálculo de determinados impostos e, em alguns casos, emolumentos judiciais ou administrativos.
Agora que você já sabe o que é, qual a importância e para onde vai o dinheiro do IPVA, saiba que ele possui data de vencimento para ser pago e essa data varia de acordo com o estado e o final da placa, caso não seja pago em dia seu veículo ficará com o IPVA SP atrasado, caso more no estado de São paulo, por exemplo, o que pode gerar uma série de complicações.
Como consultar se tenho IPVA atrasado SP?
Para consultar o seu IPVA atrasado SP Com a Zapay é muito fácil, basta usar nosso site, digitar a Placa do seu veículo que já aparecerá todos os débitos em aberto do seu veículo, como Licenciamento, Multas e IPVA.
Como parcelar o IPVA atrasado em SP?
Para pagar IPVA atrasado SP parcelado é muito rápido, após fazer sua consulta no site da Zapay e encontrar os seus débitos, basta escolher a forma de pagamento e efetuar a liquidação da sua dívida. Vale lembrar que na Zapay você pode parcelar em até 12x seus débitos veiculares.
IPVA SP atrasado tem juros?
Sim, há juros. E este é mais um motivo para que você possa resolver logo, dentro do possível, a situação do IPVA Atrasado do seu veículo.
Há uma multa diária de 0,33% até o limite de 20% sobre o valor do imposto e incidência de juros equivalentes à taxa SELIC, de, no mínimo, 1% ao mês – incidente sobre o valor do imposto acrescido da multa.
Ainda: caso esteja em atraso, o sistema automaticamente atualizará o valor do débito a ser pago.